Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Arubaitos da Sushiro fazem greve por salários melhores

| Sociedade

Os arubaitos, através dos sindicatos, decidiram fazer greve para exigir salários melhores, mas a empresa não respondeu à expectativa.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
arubaitos

Arubaitos em greve em frente a um Sushiro (foto do sindicato)

Arubaitos de algumas lojas da rede Sushiro têm feito greve por aumento salarial, mas a empresa furou a manifestação e o expediente foi normal, severamente criticada pelo sindicato que a organizou.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O sindicato está exigindo um aumento salarial para os arubaitos, mas a empresa operadora Food & Life Companies da rede Sushiro não respondeu e as negociações estão em andamento.  

Uma das lojas cujos trabalhadores fizeram greve é a de Miyazaki Tsunehisa, na cidade de Miyazaki (província homônima), segurando cartazes e outros distribuindo panfletos. “Não subestime os arubaitos”, diziam durante a manifestação.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No entanto, de acordo com a publicação do sindicato, embora os trabalhadores da rede Sushiro de Oita, Kagoshima e de outras áreas estivessem em greve, a operação das lojas continuou, revoltando os sindicalistas.   

Arubaitos querem salários ligeiramente mais altos

A exigência é de salário de 1,2 a 1,5 mil ienes a hora para os arubaitos, dependendo da região, pois em Miyazaki ganham mil ienes a hora, por isso, para essa província o pedido é de 1,2 mil ienes. 

O pedido vem sendo feito desde janeiro, bem antes da ofensiva da primavera (shunto), para os trabalhadores não regulares, com a participação de 31 sindicatos. Como não houve resposta, as greves começaram a partir de 7 de março.

Como a empresa furou a greve, sem dar nenhuma resposta, os sindicatos solicitaram uma negociação coletiva e uma nova rodada foi marcada para 25 deste mês. Se, por ventura não obtiverem uma resposta adequada, pretendem fazer greve novamente.

O Sindicato Union de Sushi de Esteira (回転寿司ユニオン) foi formado no outono de 2022, composto principalmente por trabalhadores da rede Sushiro, atualmente são o maior número entre os sindicalizados.   

“Estamos atualmente em negociações coletivas e estamos respondendo com todo o nosso coração. Como resultado, não há nada que possamos dizer neste momento, então pedimos sua compreensão”, disse um funcionário do departamento de relações públicas da empresa operadora Food & Life Companies, na quarta-feira (19).

A rede Sushiro tem 646 lojas em todo o Japão (dados de setembro de 2024) e é a maior desse tipo no país.

Fonte: J-Cast


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo