
Desabrochar da sakura em Gifu e atmosfera em Tóquio, com baixa visibilidade (Gifu Channel/NHK)
O começo da primavera no Japão está com duplo golpe para quem é alérgico, pois a poeira amarela e a dispersão dos polens de cedro e cipreste japonês (hinoki) estão no ar em grande quantidade, por isso requer muito cuidado com o gerenciamento da saúde.
Além disso, ainda tem outro problema. O nível de PM2.5, as partículas de poeira muito finas que têm 2,5 micrômetros ou menos de diâmetro causam impactos na saúde.

Poeira amarela em Osaka (NHK)
Alguns dos problemas:
- São a maior ameaça à saúde
- Aumentam o risco de doenças como problemas cardíacos, asma e baixo peso ao nascer
- Podem causar lesões corporais
- Podem interferir no processo respiratório
- Podem penetrar na região torácica do sistema respiratório

Poeira amarela em Tóquio
A poeira amarela está cobrindo quase todo o arquipélago. Como já foi anunciado anteriormente, as temperaturas deverão cair a partir do fim de semana. É possível que antes disso caia uma chuva purificadora dessas condições atmosféricas danosas para a saúde, trazendo um alívio.

Previsão para 4.ª feira (AMJ)
Mesmo em condições adversas, florações da sakura

Fotos: Kanagawa Shimbun e Gifu Channel
Em meio a essa situação da poeira amarela e dispersão do pólen, foram feitos mais anúncios das florações de cerejeira (sakura) da variedade Someiyoshino na terça-feira.
Foram nas cidades de Gifu (província homônima), 2 dias antes do normal; Tatebayashi (Gunma), 4 dias antes do normal; em Yokohama (Kanagawa), 7 dias antes do normal; e na cidade de Fukuoka.
Na manhã de quarta-feira (26) foi feito o anúncio da primeira floração na cidade de Nagoia. Em Tsu (Mie), espera-se que aconteça em 31 deste mês.

Dispersão do pólen está extremamente muito elevado em grande parte do Japão (Tenki)
Fontes: Tenki, AMJ, MBS, NHK, Gifu Channel, Gunma TV, Kanagawa Shimbun e Tokai TV.