Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Chineses capturados pela Ucrânia estavam no exército russo

| Notícias do Mundo

Foram capturados dois chineses que lutavam pela Rússia na batalha contra a Ucrânia e Zelensky comunica a Casa Branca, além de pedir explicações a Pequim.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
chineses

Um dos capturados pela tropa da Ucrânia (Kyiv Independent)

As tropas ucranianas capturaram dois cidadãos chineses que estavam lutando nas fileiras do exército russo contra o país, disse o presidente Volodymyr Zelensky na terça-feira (8).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

“Temos informações de que há muito mais do que dois cidadãos chineses nas unidades do ocupante”, disse Zelensky. “Temos os documentos desses prisioneiros, cartões bancários e dados pessoais”, acrescentou.

De acordo com o presidente, as tropas da Ucrânia entraram em confronto com 6 soldados chineses perto das aldeias de Tarasivka e Bilohorivka em Donetsk Oblast.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os dois chineses capturados estão sendo mantidos pelo Serviço de Segurança da Ucrânia. O presidente instruiu o Ministro das Relações Exteriores Andrii Sybiha a contatar Pequim urgentemente para determinar como as autoridades chinesas responderão. Zelensky quer pedir uma explicação à China.

“Os chineses estão lutando em território ucraniano. Esta é uma questão importante que precisamos discutir urgentemente com nossos parceiros”, disse, e pediu aos Estados Unidos e aos países europeus que fiquem de olho na situação.

Chineses lutando pela Rússia: é ‘perturbador’  

A China explicou que, embora esteja fortalecendo seus laços com a Rússia, não está fornecendo apoio militar ao país.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Sibiha, emitiu uma declaração dizendo que os comentários “colocam em questão a posição declarada da China sobre a paz e minam sua credibilidade como membro permanente responsável do Conselho de Segurança da ONU”, e acrescentou que convocaria o encarregado de negócios da China na Ucrânia para uma explicação detalhada.

Os Estados Unidos consideram “perturbador” que cidadãos chineses estejam lutando ao lado de soldados russos na guerra contra a Ucrânia, disse a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, em uma coletiva de imprensa no mesmo dia.

“A China é uma grande facilitadora da Rússia na guerra na Ucrânia. A China fornece quase 80% dos itens de uso duplo que a Rússia precisa para sustentar a guerra”, apontou.

As tensões entre Washington e Pequim aumentaram nos últimos dias em meio a uma iminente guerra comercial desencadeada pelas tarifas abrangentes do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre bens internacionais.

Veja o post do presidente Zelensky.

Fontes: NHK e Kyiv Independent


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo