Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Prefeitura de cidade em Mie anuncia cargos para contratação de estrangeiros

| Sociedade

Segundo a prefeitura, essa iniciativa é pioneira no Japão, de vagas para serem ocupadas por estrangeiros, desde que residentes na cidade.

Unigran Japan 2026
estrangeiros

Foto ilustrativa de funcionária (PM)

A Prefeitura de Iga (Mie) criará posições para recrutamento em tempo integral de estrangeiros, para ocupação de cargos administrativos a serem preenchidos a partir de abril do ano que vem. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Essa iniciativa pioneira no Japão foi anunciada na quinta-feira (24) e teve repercussão imediata nos meios de comunicação.

Várias pessoas serão contratadas com o objetivo de incorporar a diversidade nacional e cultural na administração.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Foi denominada “Estrutura de Promoção da Coexistência Multicultural”. Esse programa está aberto aos estrangeiros com status de residente permanente ou residente permanente especial, independentemente de sua formação educacional. 

O exame consiste em um teste de aptidão abrangente (SPI3) e uma entrevista. Os requisitos dos candidatos ao recrutamento são publicados no site.

De acordo com a prefeitura de Iga, os funcionários que ingressarem por meio dessa cota de recrutamento não serão responsáveis ​​por tarefas relacionadas ao exercício da autoridade pública, como avaliação de impostos, cobrança de pagamentos em atraso ou determinação da concessão de benefícios sociais.Também informou que não assumirá cargos de gestão.

No fim de março deste ano, estavam registrados 6.177 residentes estrangeiros na cidade de Iga. Isso representa 7,35% da população total, quase o dobro da média da província. Os estrangeiros podem fazer o exame de admissão da prefeitura há algum tempo, mas até agora não houve nenhum caso de contratação deles.

“Achávamos que devia haver algum tipo de barreira que nos impedia de ter um único funcionário estrangeiro permanente. Esperamos que as crianças com conexões no exterior tenham a opção de se tornarem servidores públicos e ‘trabalhar para os moradores’ como um objetivo futuro”, explicou o prefeito Toshihisa Inamori.

Uma iniciativa semelhante está sendo realizada em outra prefeitura, da cidade de Kasama (Ibaraki), que emprega estrangeiros dentro da “cota global”.

Fonte: Yomiuri


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo