Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Grande apagão afeta vastas áreas da Espanha e Portugal

| Notícias do Mundo

Apagão generalizado paralisou Espanha e Portugal na segunda-feira, afetando transporte público, voos e gerando engarrafamentos. Autoridades investigam as causas, incluindo possível ataque cibernético.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
apagao 28 abr 2025 destaque

Espanha e Portugal enfrentam apagão que interrompeu serviços essenciais como transporte público e aeroportos. Autoridades investigam as causas e estabeleceram comitê de crise (ilustrativa/banco de imagens)

Na segunda-feira (28), um apagão generalizado atingiu a Espanha e Portugal, paralisando o transporte público, gerando grandes engarrafamentos e atrasando voos, enquanto operadores de serviços públicos corriam para restabelecer a rede.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

As autoridades espanholas e portuguesas ainda estavam impossibilitadas de explicar a causa do apagão, pelo menos uma hora após sua ocorrência.

A possibilidade de um ataque cibernético não havia sido descartada e as investigações estavam em andamento, de acordo com os oficiais.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Um comitê de crise foi estabelecido na Espanha para gerenciar a situação. Os governos da Espanha e de Portugal convocaram reuniões de emergência do Gabinete após o apagão, que também afetou brevemente uma parte da França, que faz fronteira com o nordeste da Espanha.

A operadora de utilidades portuguesa REN confirmou o corte de eletricidade em toda a Península Ibérica, incluindo uma parte da França, enquanto a operadora de rede espanhola Red Electrica declarou estar cooperando com empresas regionais para para restabelecer a energia.

A Red Electrica acrescentou que a restauração poderia demorar de 6 a 10 horas.

O chefe de operações da Red Electrica comentou que nunca tinham passado por um apagão tão abrangente.

“Todos os planos para a restauração progressiva do suprimento de energia estão sendo ativados, em coordenação com produtores e operadores de energia europeus”, afirmou um porta-voz da REN.

O governo espanhol declarou estar trabalhando para determinar a causa e extensão do apagão e alocando todos os recursos possíveis para resolver o problema o mais rápido possível.

As autoridades policiais portuguesas disseram que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e Porto, e os trens não estavam funcionando.

A operadora de transporte do metrô de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, relatou que o metrô estava paralisado, com pessoas ainda dentro dos trens, de acordo com o jornal Público.

Uma fonte da companhia aérea TAP de Portugal revelou que o aeroporto de Lisboa estava operando com geradores de reserva, enquanto a AENA, que gerencia 46 aeroportos na Espanha, informou atrasos em voos por todo o país.

Na França, a operadora de rede RTE confirmou uma breve interrupção, mas com energia já restabelecida. Estavam investigando a causa do ocorrido.

Fonte: Channel News Asia


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo