
Modelo climático indica que o aumento do estresse térmico devido ao aquecimento global pode forçar a suspensão de atividades esportivas estudantis no Japão (ilustrativa/banco de imagens)
Sem esforços consideráveis para combater o aquecimento global, estudantes nos anos 2060 ou depois podem não ser mais capazes de se engajar em esportes extracurriculares ao ar livre no verão em grande parte do Japão, de acordo com previsões de uma equipe de pesquisa.
No cenário mais pessimista de aquecimento global da equipe, as projeções de estresse térmico mostraram que todas ou as atividades esportivas intensas ao ar livre precisariam ser evitadas por algum tempo entre 15h e 18h em julho e agosto em áreas excluindo Hokkaido.
No Japão, normalmente, atividades extracurriculares ocorrem no fim da tarde, embora a situação possa ser diferente durante o período de férias de verão.
Artigos relacionados
A equipe do Instituto Nacional para Estudos do Meio Ambiente e a Universidade de Waseda em Tóquio criou um modelo de projeção com base em dados do clima incluindo temperatura e umidade, assim como medida de estresse térmico chamada de temperatura de bulbo úmido (WBGT), que leva em consideração fatores como vento e radiação solar, em 842 cidades no Japão ao longo de um período de 12 anos.
Ele previu números por hora de estresse térmico de WBGT em 11 áreas em toda a nação dos anos 2060 aos 2080, de acordo com cenários incluindo como quando emissões de gases do efeito estufa forem drasticamente cortadas, assim como quando emissões não forem reduzidas devido a uma alta dependência de combustíveis fósseis.
Nos casos mais pessimistas de aquecimento global, a leitura projetada foi de 31 ou mais, o que significa que atividade esportiva externa deve ser evitada em princípio sob as diretrizes do país, em 4 regiões, cobrindo Shikoku, norte e sul de Kyushu e Okinawa, por algum tempo entre 15h e 18h em julho e agosto.
Um índice de estresse térmico de 31 ou acima corresponde a aproximadamente 35ºC ou mais na temperatura do ar.
Seis áreas, de Tohoku a Chugoku, tiveram leituras entre 28 e 31, o que significa que atividade esportiva intensa deve ser evitada.
Entre 7h e 9h, nenhuma das regiões tiveram números de 31 ou acima, mas as projeções mostraram que esportes intensos devem ser evitados nas mesmas horas em agosto nas regiões com exceção de Hokkaido.
Takahiro Oyama, pesquisador no Centro para Adaptação de Mudança Climática do instituto, disse que os resultados foram indicativos de como as vidas diárias das pessoas mudarão enquanto o aquecimento global progride.
Fonte: Japan Today







