
A freira brasileira superou desafios desde a infância e dedicou sua vida à fé (ilustrativa/banco de imagens)
A freira Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu em 30 de abril aos 116 anos, após superar inúmeros desafios desde a infância, como relatam dois rastreadores de longevidade.
A Congregação das Irmãs Teresianas do Brasil anunciou o falecimento de Canabarro, agradecendo por sua dedicação e devoção ao longo da vida.
Com seu falecimento, o título passa para Ethel Caterham, residente de Surrey, Inglaterra, de 115 anos, de acordo com o Grupo de Pesquisa de Gerontologia dos EUA (GRG) e o banco de dados LongeviQuest.
Artigos relacionados
Nascida em 8 de junho de 1908, Canabarro tornou-se a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka em janeiro, também com 116 anos.
Em um obituário, LongeviQuest relatou que Canabarro foi uma criança frágil, e muitos duvidaram de sua sobrevivência. Ela se tornou freira em 1934, aos 26 anos, entre as Guerras Mundiais I e II.
Canabarro atribuiu sua longevidade a Deus, afirmando: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, conforme declararam em LongeviQuest. Em seu 110º aniversário, recebeu uma bênção do Papa Francisco, que também veio a falecer em 21 de abril aos 88 anos.
Apesar de ter afirmado que sua data de nascimento era 27 de maio de 1908, “o registro documentado de nascimento é 8 de junho de 1908”, disse Robert Young, diretor do GRG, em janeiro à AFP.
A LongeviQuest destacou que Canabarro foi a 15ª pessoa mais velha documentada na história, e a segunda freira mais longeva após a francesa Lucile Randon, que viveu até os 118 anos e morreu em 2023.
Brazilian nun Inah Canabarro Lucas was born on June 8, 1908, making her the world’s oldest living person at 116.https://t.co/8Dnz4Uvpo6 pic.twitter.com/NmbiwRKhW5
— Good Morning America (@GMA) January 11, 2025
Fonte: Straits Times







