
SAF produzido localmente impulsiona aviação sustentável no Japão (NHK)
Um empreendimento conjunto japonês iniciou a distribuição de combustível de aviação sustentável (SAF) produzido localmente, à medida que mais companhias aéreas ao redor do mundo começam a adotar esse tipo de alternativa.
Uma cerimônia realizada na quinta-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka) marcou o início da distribuição do SAF, que é feito a partir de óleo de cozinha usado coletado de restaurantes em todo o Japão.
O empreendimento, composto por um grande atacadista de petróleo e uma empresa líder na construção de plantas industriais, produz o SAF em uma refinaria na cidade de Sakai (Osaka).
Artigos relacionados
A empresa planeja fornecer até 30 mil quilolitros de SAF por ano. Grandes companhias aéreas e outras entidades vão misturar uma certa porcentagem do SAF com o combustível de aviação tradicional.
A União Europeia (UE) começou a exigir o uso parcial de SAF este ano como parte dos esforços de descarbonização.
O governo japonês informa que o óleo de cozinha usado de negócios como restaurantes soma cerca de 400 mil toneladas por ano, sendo que mais de 90% desse volume é coletado e utilizado principalmente como ração animal e na produção de produtos químicos.
Representantes da empresa esperam reduzir custos e estabilizar o fornecimento expandindo a coleta de óleo usado, incluindo também resíduos domésticos no processo de reciclagem.
Noriko Ogawa, vice-presidente sênior de compras da Japan Airlines, afirma que a companhia aérea planeja que o SAF represente 1% de todo o seu consumo de combustível em 2025 e 10% em 2030.
Ela destaca que o combustível de aviação produzido localmente é fundamental do ponto de vista da segurança energética.
Fonte: NHK







