
Imagem: Bloomberg
A OpenAI, conhecida pelo desenvolvimento do ChatGPT, decidiu manter sua gestão sob uma entidade não lucrativa, após reconsiderar um plano de reestruturação que visava tornar a empresa lucrativa.
A organização, criada em 2015 com o objetivo de desenvolver inteligência artificial (IA) segura, continua com sua estrutura única onde uma entidade não lucrativa governa uma empresa lucrativa.
Em dezembro de 2024, a empresa tinha anunciado um plano de reestruturação para facilitar a captação de grandes somas de dinheiro necessárias para o desenvolvimento de IA, substituindo a entidade não lucrativa pelo controle de uma empresa lucrativa. No entanto, no dia 5, a OpenAI voltou atrás.
Artigos relacionados
O CEO Sam Altman, em uma carta aos funcionários, afirmou: “Depois de ouvir líderes cívicos e consultar autoridades judiciais na Califórnia, decidimos que a entidade não lucrativa continuará a gerenciar a empresa”.
Ele ressaltou ainda que a “OpenAI não é uma empresa comum, e nunca se tornará uma”. Esse movimento reverte o plano de reestruturação inicialmente proposto.
Sobre os motivos dessa decisão, fontes da mídia norte-americana reportam que houve críticas de ex-funcionários e acadêmicos sobre a lucratividade de uma empresa que desenvolve IA com potencial de superar capacidades humanas.
Além disso, Elon Musk, um dos fundadores da OpenAI, também se manifestou contra a monetização da empresa.
Fonte: NHK







