
Foto ilustrativa (PM)
As exportações de ovos – in natura e processados – do Brasil aumentaram 271% em abril em relação a 2024, para 4,3 mil toneladas, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na terça-feira (13), no horário de Tóquio.
Isso foi impulsionado pela forte demanda, principalmente de importadores do Japão e dos Estados Unidos.
Segundo a ABPA, a receita com exportação dessa proteína foi de 10,57 milhões de dólares, um aumento de aproximadamente 253% em relação ao ano anterior.
Artigos relacionados
O maior volume de exportação foi para os Estados Unidos, com 2,8 mil toneladas, gerando receita de 6,3 milhões de dólares.
Os Estados Unidos estão aumentando as importações da Turquia, Brasil e Coreia do Sul para reforçar o fornecimento após surtos de gripe aviária.
O segundo maior destino das exportações em abril foi o Japão, com 371 toneladas, um aumento de aproximadamente 300% em relação ao mesmo mês do ano passado.
As exportações de janeiro a abril totalizaram 13 mil toneladas, um aumento de aproximadamente 134% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita aumentou aproximadamente 153%, para 28,3 milhões de dólares.
“O mês de abril mantém o ritmo positivo das exportações de ovos, com presença crescente do produto brasileiro em mercados de alto valor e rigor sanitário.
A ampliação das vendas para os Estados Unidos e o Japão, por exemplo, reforça a confiança internacional na qualidade e na segurança da nossa produção”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
O aumento se deve à gripe aviária também no Japão. Assim, além do frango, os ovos brasileiros podem estar nas mesas do país do Sol Nascente.
Fonte: divulgação







