
Governo japonês age para reduzir preço do arroz (ilustrativa/banco de imagens)
O preço médio do arroz vendido em cerca de mil supermercados por todo o Japão, durante a semana até o dia 18 de maio, subiu para ¥4.285 por 5Kg, o valor mais alto desde que os registros começaram em março de 2022, conforme informou na segunda-feira (26) o Ministério da Agricultura.
Segundo o ministério, o preço médio subiu ¥17 em relação à semana anterior, representando o segundo aumento semanal consecutivo.
Os preços permanecem aproximadamente o dobro do ano anterior, uma vez que a distribuição do arroz estocado pelo governo tem sido lenta, além dos preços do arroz de marca — que possui áreas de produção ou variedades únicas — terem subido.
Artigos relacionados
O governo japonês vendeu cerca de 310 mil toneladas de arroz estocado em leilões realizados em março e abril.
Conforme dados do ministério, a proporção de arroz misturado, incluindo o estocado, constituiu 34% de todo o grão vendido, um aumento de 3 pontos percentuais.
Embora o governo espere que o preço total do arroz caia à medida que a participação do arroz misturado aumente gradualmente, o aumento mais recente no preço médio reflete um crescimento nas cotações do grão misturado.
Fonte: Nippon







