
Governo japonês planeja usar solo de Fukushima em obras (NHK)
O governo do Japão decidiu usar solo removido durante o trabalho de descontaminação perto da planta nuclear de Fukushima Daiichi no escritório do primeiro-ministro, em Tóquio.
Na terça-feira (27), o governo compilou políticas básicas sobre a reutilização e descarte máximo do solo fora de Fukushima em uma reunião com todos os membros do Gabinete presentes.
Grandes volumes de sujeira e outros materiais que foram coletados durante o trabalho de descontaminação após o acidente de 2011 foram mantidos em uma vasta instalação de armazenamento intermediária abrangendo as cidades de Okuma e Futaba, ambas na província de Fukushima.
Artigos relacionados
Esse solo deve ser descartado fora da província até março de 2045 por lei.
Então, o governo planeja usar o solo com baixo conteúdo radioativo para trabalhos públicos e outros projetos em todo o país para reduzir o volume total.
Excluindo testes conduzidos em Fukushima para confirmar segurança, essa seria a primeira vez que o solo será reutilizado. Fontes dizem que o solo será usado em canteiros e outros locais em escritórios do governo.
Tentativas anteriores de reutilizar o solo fora de Fukushima foram paralisadas devido à oposição local, e o governo enfrenta o desafio de ganhar compreensão pública.
Fonte: NHK







