
Outra erupção, com pluma vulcânica gigantesca (NTV)
O vulcão da montanha Minamidake de Sakurajima (Kagoshima) voltou a entrar em erupção e a pluma vulcânica observada foi de 3,5 mil metros, pouco depois das 16h de domingo (1.º).
Grandes rochas vulcânicas também foram vistas voando de 800 a 1,1 mil metros da cratera.
A erupção explosiva foi observada na cratera do cume da montanha, totalizando 137 vezes somente em 2025, sendo que 80 dessas vem ocorrendo consecutivamente desde 15 de maio.
Artigos relacionados
De acordo com o observatório meteorológico, a expansão da montanha ainda continua, e a quantidade de gás vulcânico emitida continua muito alta. A atividade eruptiva ativa provavelmente continuará no futuro.
As cinzas vulcânicas se espalharam pelas cidades de Kanoya, Tarumizu, Kirishima, Aira, Soo, Shibushi e partes da província de Miyazaki, em menor quantidade do que em toda a ilha de Sakurajima que ficou toda coberta.
Enquanto isso, o nível de alerta de erupção em Sakurajima permanece no nível 3, e o Observatório Meteorológico está alertando a população para manter vigilância devido às grandes bombas vulcânicas e fluxos piroclásticos, em um raio de aproximadamente 2 quilômetros da cratera do cume Minamidake e da cratera Showa.

Foto inteira para ter uma ideia da dimensão da pluma vulcânica (NTV)
Fontes: NHK e NTV







