
Maior vulcão da Europa entra em erupção e na foto maior dá para ver as pessoas correndo (@JOSH DUNLAP)
O Monte Etna, o maior vulcão da Europa, entrou em erupção na Sicília, expelindo uma enorme coluna de gás e cinzas para o céu acima da ilha na Itália.
Um fluxo piroclástico – uma onda de gás vulcânico, cinzas e rochas extremamente quentes e em movimento rápido – foi desencadeado pelo colapso, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, citado pela agência de notícias estatal ANSA.
A atividade explosiva da cratera desse maior vulcão da Europa também gerou uma fonte de lava, com níveis de tremor vulcânico em alta, informou a agência.
Artigos relacionados
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram pessoas correndo para salvar suas vidas montanha abaixo do maior e mais ativo vulcão da Europa, enquanto uma espessa coluna de fumaça se intensificava acima delas.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália afirmou, em um comunicado amplamente divulgado, que o vulcão estava sofrendo fortes explosões estrombolianas – um tipo de erupção – “de intensidade crescente”.
“Nas últimas horas, foi registrada a queda de uma pequena quantidade de cinzas finas na área de Piano Vetore”, diz o comunicado. Desde então, a erupção foi anunciada.
De acordo com o site Volcanic Discovery, antes da erupção, houve tremores vulcânicos que começaram por volta das 22h de segunda-feira (2), horário local, e atingiram seu pico pouco antes da 1h.
O Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Toulouse, um dos nove centros desse tipo no mundo usados para monitorar riscos da aviação, alertou que uma pluma vulcânica atingiu uma altitude de cerca de 6,4 mil metros. Posteriormente, o nível de ameaça foi rebaixado para amarelo.
Assista aos vídeos abaixo.
Fontes: Anadolu Agency e Independent







