
Perspectivas globais desafiadoras: tarifas de Trump impactam crescimento, diz OCDE (ilustrativa/banco de imagens)
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou na terça-feira (3) que espera que a economia global cresça 2,9% em 2025, uma revisão para baixo de 0,2 ponto percentual em relação à previsão anterior divulgada em março.
O aumento da incerteza sobre as perspectivas econômicas decorrente das altas tarifas impostas pela administração do presidente dos EUA, Donald Trump, “está definido para conter o comércio e o investimento”, destacou a OCDE em seu mais recente relatório de Perspectiva Econômica.
A previsão é que a taxa de crescimento global permaneça em 2,9% em 2026.
Artigos relacionados
Os cálculos mais recentes foram feitos assumindo que as tarifas dos EUA, conforme definidas em meados de maio, seriam mantidas.
“As perspectivas globais estão se tornando cada vez mais desafiadoras“, afirmou a OCDE, alertando que uma escalada dos conflitos comerciais vinculados aos EUA e a reavaliação de riscos nos mercados financeiros pode “intensificar a desaceleração do crescimento e provocar perturbações significativas em cadeias de suprimentos transfronteiriças altamente interconectadas”.
Por país e região, prevê-se que a economia do Japão cresça 0,7% em 2025, uma queda de 0,4 ponto em relação ao relatório anterior. O país registrou crescimento negativo no trimestre até março.
Fonte: Nippon







