
Locais dos 5 terremotos (FNN)
A província de Hokkaido teve 5 terremotos, de magnitudes 4,7 a 6,3, desde 15 de maio, causando tremores de intensidade máxima 4 e deixando a população preocupada.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), os terremotos não foram grandes o suficiente para desencadear outros, mas também pede que as pessoas estejam mais preparadas, já que fortes eventos sísmicos já ocorreram ao longo da Fossa das Curilas no passado. E todos os 5 terremotos ocorreram na mesma área ou perto de onde se espera que ocorra um grande magnitude.

Área em vermelho indica o local de um possível forte terremoto, perto da Fossa das Curilas (FNN)
Artigos relacionados
“Às vezes, os terremotos ocorrem em grupos. Acho que não é incomum que vários terremotos de magnitude 4 ocorram no espaço de cerca de duas semanas, como aconteceu desta vez, de forma bastante natural”, disse o professor Hiroaki Takahashi, do Centro de Pesquisa de Terremotos e Vulcões da Universidade de Hokkaido.
O terremoto ocorrido na madrugada de segunda-feira (2), de magnitude 6,3, deve ter ocorrido na fronteira das placas do Pacífico e Continental, avaliou a AMJ.
Essa série de terremotos não deve estar relacionada porque a magnitude não foi grande o suficiente para desencadear outros sismos, além de outro ponto: os epicentros estavam muito distantes um do outro, avaliou a AMJ.
Por outro lado, não se pode esquecer que ao longo da Fossa das Curilas já ocorreram terremotos de grande magnitude, como um de 8, o chamado Terremoto de Tokachi, em 2003, em Hokkaido.

Professor Hiroaki Takahashi, do Centro de Pesquisa de Terremotos e Vulcões da Universidade de Hokkaido (FNN)
“É bastante difícil dizer se este terremoto desencadeará diretamente um grande terremoto e, para ser sincero, não sabemos ao certo. Mas certamente continuamos em um estado em que não seria estranho que um grande terremoto ocorresse a qualquer momento”, avaliou o professor Hiroaki Takahashi.
Sem pânico em Hokkaido

Imagem gerada por IA caso ocorra um tsunami (FNN)
“Acho que as pessoas estão surpresas com a sucessão de terremotos, mas, por favor, não entrem em pânico e reforcem seus preparativos habituais para terremotos e tsunamis“, recomendou Takahashi.
Recomenda os preparativos de sempre:
- Mochila com kit de emergência, com alimentos e água para 3 dias
- Incluir o toilet portátil e descartável no kit
- Incluir também artigos para resfriar o corpo, como colares gelados e outros, agora no calor
- Manter o tanque de combustível do carro sempre cheio
- Manter a bateria extra do smartphone sempre carregada
Fontes: FNN e NHK







