
Japão planeja endurecer regras de imigração para turistas após aumento de dívidas médicas não pagas (ilustrativa/banco de imagens)
O Japão está planejando endurecer suas regras de imigração para combater o problema de turistas estrangeiros que deixam o país sem pagar suas contas médicas, de acordo com relatórios da mídia.
A nova política pode forçar os visitantes a obterem seguro médico privado e permitir que as autoridades de imigração verifiquem o histórico de turistas em relação a contas não pagas, conforme noticiado por veículos locais citando fontes governamentais.
A revisão anual de política econômica e fiscal do governo, que está por vir, deverá abordar claramente a questão da cobertura de seguro para visitas estrangeiras, segundo uma agência de notícias japonesa.
Artigos relacionados
Como parte das regras mais rígidas, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar provavelmente compartilhará informações sobre visitantes estrangeiros com grandes contas médicas não pagas com a Agência de Serviços de Imigração, permitindo triagens de entrada mais rigorosas.
Uma pesquisa nacional conduzida pelo ministério, abrangendo cerca de 5,5 mil instituições médicas, revelou que 11.372 visitantes estrangeiros receberam tratamento médico no Japão em setembro de 2024.
Desses, 0,8% não pagaram, resultando em dívidas não pagas que atingem aproximadamente ¥61,35 milhões de ienes (US$ 427 mil), conforme reportado pelo Mainichi.
A crescente presença do turismo internacional no Japão, em parte devido ao enfraquecimento do iene, tem sobrecarregado recursos em hospitais e clínicas locais devido à visita de turistas sem seguro.
Em 2024, uma pesquisa da Agência de Turismo do Japão, realizada de outubro de 2023 a fevereiro de 2024, revelou que quase 30% dos visitantes ao Japão não tinham seguro durante sua estada no país.
Fonte: The Independent







