
JR East suspende circulação de novos trens após falhas (Wikimedia Commons/Presidente do Governo Metropolitano de Tóquio)
A JR East anunciou na quarta-feira (18) que três de seus novos trens-bala enfrentaram falhas técnicas no dia anterior, resultando na suspensão do serviço de shinkansen por mais de cinco horas entre Tóquio e o nordeste do Japão.
As falhas ocorreram em um novo tipo de trem que estreou no ano passado, envolvendo problemas nas unidades de energia auxiliar.
A situação começou por volta das 11h25 na terça-feira (17), quando um trem fora de serviço parou na província de Tochigi após sua unidade de energia auxiliar falhar e um dispositivo de controle de motor superaquecer e parar de funcionar.
Artigos relacionados
Os serviços só foram retomados entre as estações de Tóquio e Sendai da Linha Tohoku Shinkansen às 17h, resultando no cancelamento das operações de 86 trens e no atraso de 138 trens, segundo a empresa.
No mesmo dia, outro trem fora de serviço ficou incapaz de se mover por conta própria após parar na estação de Koriyama (Fukushima).
Outro trem em serviço parou na estação de Sasakino após um alerta de mau funcionamento aparecer na tela do maquinista por volta das 14h40, mas retomou o serviço após verificar que era seguro fazê-lo. Um mau funcionamento também foi encontrado em outro trem em serviço que parou na estação de Oyama (Tochigi).
Em todos os três casos, problemas com a unidade de energia auxiliar foram descobertos.
A JR East declarou que não vai operar este tipo de trem por conta própria, fora de um serviço acoplado, até que a causa específica dos incidentes seja esclarecida.
Além disso, anunciou o cancelamento de mais de 20 trens entre Tóquio e o nordeste do Japão, incluindo em parte da linha, na quarta-feira.
Fonte: Mainichi







