Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Companhias aéreas evitam espaço aéreo do Oriente Médio

| Notícias do Mundo

Companhias aéreas desviam rotas no Oriente Médio após ataques dos EUA a instalações nucleares no Irã. Voos evitam Irã, Iraque, Síria e Israel, buscando rotas alternativas mais longas.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
voos mapa 23 jun 2025 destaque

Ataques no Irã alteram tráfego aéreo na região (X/Flight Radar)

Companhias aéreas continuaram a evitar grandes partes do Oriente Médio no domingo (22), após os ataques dos EUA a instalação nucleares no Irã, conforme relatado pelo site de rastreamento de voos FlightRadar24.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O tráfego aéreo já vinha contornando a região devido aos recentes trocas de mísseis.

“Após os ataques dos EUA a instalações nucleares iranianas, o tráfego comercial na região opera como tem feito desde que novas restrições de espaço aéreo foram implementadas na semana passada”, divulgou FlightRadar24 na plataforma de mídia social X.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Rotas alternativas

O site mostrou que as companhias aéreas não estão sobrevoando o espaço aéreo do Irã, Iraque, Síria e Israel. Elas optaram por rotas alternativas, como ao norte via Mar Cáspio ou ao sul via Egito e Arábia Saudita, mesmo que isso resulte em custos mais altos de combustível e tripulação e tempos de voo mais longos.

Os ataques de mísseis e drones em um número crescente de zonas de conflito globalmente representam um alto risco para o tráfego aéreo das companhias.

O Safe Airspace, um site gerido pela OPSGROUP, uma organização baseada em associação que compartilha informações sobre riscos de voo, afirmou que os ataques dos EUA ao Irã podem aumentar os riscos para operadores dos EUA na região.

“Embora não tenha havido ameaças específicas contra a aviação civil, o Irã já avisou que retaliaria atacando interesses militares dos EUA no Oriente Médio, seja diretamente ou via procuradores como o Hezbollah”, disse Safe Airspace.

Riscos de espaço aéreo podem se estender

Desde que Israel lançou ataques ao Irã em 13 de junho, as companhias suspenderam viagens para destinos nos países afetados, apesar de haver alguns voos de evacuação de nações vizinhas e alguns trazendo israelenses retidos para casa.

O Safe Airspace disse ser possível que os riscos de espaço aéreo agora se estendam a países incluindo Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. ‘Continuamos a recomendar um alto grau de cautela neste momento’, afirmou.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão disse no domingo que evacuou 21 pessoas, incluindo 16 japoneses, do Irã por terra para o Azerbaijão. Este foi o segundo tipo de evacuação desde quinta-feira, e mais serão realizados, se necessário.

Fonte: Japan Times


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo