Importador do Japão é obrigado a recolher e descartar 120 mil pacotes de batatas fritas da China
Esses pacotes de batatas fritas importados da China contêm um composto orgânico sintético proibido para uso no Japão. Confira se comprou essa batata frita (foto) na matéria.

Foto meramente ilustrativa (PM)
Milhares de pacotes de batatas fritas deverão ser recolhidos e descartados, segundo ordem do Centro de Saúde da Cidade de Chiba (província homônima), emitida na segunda-feira (23).
O importador desse produto alimentício é a Shimizu Bussan Holdings, com sede na cidade de Chiba. A ordem é para recolher um total de 120 mil unidades dos pacotes de “Batatas Fritas Levemente Salgadas” (フライドポテト うすしお味), embaladas em pacote de 45 gramas, produzidos na China.
O motivo é que foi encontrado o composto orgânico sintético TBHQ (tert-Butylhydroquinone), proibido no Japão.
Artigos relacionados
Esse composto orgânico, um tipo de fenol, é usado nos produtos alimentícios, para conservação. Embora seja proibido no Japão, em outros países parece ser liberado, desde que usado em pequenas quantidades.

Reprodução da rede Daiso
De acordo com o anúncio, foi detectada 0,0011 grama do desse composto por quilo de batata frita. O centro de saúde afirma que não terá impacto em sua saúde para quem já consumiu.
De acordo com o centro de saúde, a data de validade desses pacotes de batatas fritas é 1.º de janeiro de 2026. Nenhum problema de saúde foi relatado até o momento.
Ao lerem a notícia, os internautas japoneses pesquisaram rapidamente e encontram esses pacotes sendo vendidos na rede Daiso.
国内使用禁止の酸化防止剤が含まれているが検出された「中国製」のフライドポテト。
聞いたことない「フライドポテト」のメーカーだなぁ・・と思って調べたらダイソーで売ってるポテト菓子シリーズ
らしい。
(写真はダイソーHPより) https://t.co/mbQREYGank pic.twitter.com/d0M7YdQ0po— くいだおれ太郎 (@MIC2005) June 23, 2025
Fontes: Yomiuri e X







