
Foto de carrapato cedida pelo Centro de Saúde e Meio Ambiente de Hiroshima para CBC TV
As picadas de carrapato podem causar a síndrome da febre grave com trombocitopenia (SFTS), que leva à morte, tanto em animais como em seres humanos, como aconteceu com duas pessoas na província de Aichi.
De acordo com a informação da prefeitura de Toyota (Aichi), de quarta-feira (25), as duas pessoas que morreram eram uma mulher na faixa dos 50 anos e um homem, de cerca de 90 anos.
A mulher foi hospitalizada em uma instituição médica em 27 de maio após desenvolver sintomas como febre e perda de apetite. Mais tarde, foi confirmado que a paciente estava infectada com o vírus SFTS transmitido por carrapatos e morreu em 6 de junho.
Artigos relacionados
Já o idoso, que morreu na terça-feira (24), não tinha histórico de visitação a áreas de mata durante o período em que havia suspeita de infecção. A mulher, sim, esteve capinando na horta.
Como se proteger

Mãe passando repelente no filho (PM)
A prefeitura de Toyota informou que os carrapatos estão mais ativos nesta época, por isso pede às pessoas que reduzam a exposição da pele e usem repelentes contra insetos para os trabalhos na agricultura ou lazer no camping.
Dois casos em Shizuoka e morte de uma paciente
Outro caso recente foi em Hamamatsu (Shizuoka). Na segunda-feira (23), foi descoberto que um homem na faixa dos 60 anos testou positivo para a SFTS. Tinha 3 picadas de carrapato em seu corpo.
De acordo com a prefeitura de Hamamatsu, em 13 de junho, ele apresentou sintomas como febre. Como a febre não diminuiu e também teve outros sintomas como diarreia, procurou uma instituição médica. No domingo (22), teve dificuldade para falar. Até terça-feira, o paciente estava internado na UTI.
Esse foi o sétimo caso na cidade de Hamamatsu desde 2013.
Na terça-feira, a prefeitura da cidade de Shizuoka (província homônima) anunciou que uma mulher na faixa dos 60 anos, morreu após contrair a doença infecciosa transmitida por carrapatos, a SFTS.
Desde 2021, quatro a seis casos de SFTS foram relatados anualmente na província de Shizuoka. Este é o 20.º caso na província desde 2013.
Outra doença causada por picada de carrapato, a Lyme
Na terça-feira (24), o governo de Ibaraki anunciou que um homem na faixa dos 40 anos, residente na província e que viajou para a Europa, testou positivo para a doença de Lyme. É infecciosa e transmitida por carrapatos. Uma instituição médica da província relatou o caso ao Centro de Saúde Pública de Tsukuba, em 18 deste mês. O paciente já se recuperou.
Este foi o primeiro caso confirmado de doença de Lyme em Ibaraki, em aproximadamente 8 anos, desde setembro de 2017.
Entenda quais são as doenças causadas por picadas de carrapato
A SFTS (Severe Fever with Thrombocytopenia Syndrome), traduzida como síndrome da febre grave com trombocitopenia, é uma doença viral transmitida por carrapatos, caracterizada por febre alta, trombocitopenia (redução do número de plaquetas no sangue) e outros sintomas, como dores de cabeça e musculares. Carrapatos infectados pelo vírus SFTS podem transmitir a doença para humanos e animais.
A doença de Lyme, também conhecida como borreliose de Lyme, é uma infecção bacteriana transmitida pela picada de carrapatos infectados com a bactéria Borrelia burgdorferi. Inicialmente, pode causar uma erupção cutânea característica, febre, dores musculares e articulares, e fadiga. Se não tratada, pode levar a complicações neurológicas, cardíacas ou musculoesqueléticas. O tratamento geralmente envolve antibióticos.
Fontes: NTV, JNN, SATV, Ibaraki Shimbun e SBS







