
Em meio a negociações paralisadas, Trump sinaliza que não pretende reverter tarifas automotivas impostas ao Japão (banco de imagens)
O presidente dos EUA, Donald Trump, deixou claro em uma entrevista transmitida no domingo (29) que não pretende reverter as pesadas tarifas automotivas impostas ao Japão, apesar da forte oposição expressa em negociações agora paralisadas.
Trump disse que sua administração está pronta para enviar unilateralmente cartas “em breve” ao Japão e muitos outros parceiros comerciais informando-os sobre as taxas de tarifas para suas exportações aos Estados Unidos.
Pausa de 90 dias expira em 9 de julho
A reafirmação da posição de Trump ocorre enquanto a pausa de 90 dias de sua administração nas tarifas específicas de cada país está prestes a expirar em 9 de julho e em meio a negociações travadas com Tóquio, particularmente sobre o aumento em abril da tarifa sobre automóveis importados para 27,5% de 2,5%.
Artigos relacionados
“Eu poderia enviar uma (carta) ao Japão. Caro Sr. Japão, essa é a história. Você vai pagar uma tarifa de 25% sobre seus carros“, disse Trump na Fox News, quando questionado sobre a possibilidade de estender a pausa, usando o Japão, um aliado chave dos Estados Unidos, como exemplo.
“Eles não aceitam nossos carros, e ainda assim, aceitamos milhões e milhões de seus carros nos Estados Unidos. Não é justo”, afirmou. “Eu expliquei isso ao Japão, e eles entendem. E temos um grande déficit com o Japão, e eles entendem isso também”.
Diferenças significativas permanecem
O principal negociador de tarifas do Japão, Ryosei Akazawa, chegou a Washington na quinta-feira (26) para sua sétima rodada de negociações ministeriais de tarifas. Sua última viagem ocorre após o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e Trump não conseguirem fechar um acordo quando se encontraram no Canadá no início deste mês.
Embora Akazawa tenha adiado sua partida original de um dia para domingo, ele não conseguiu garantir uma reunião com o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, uma figura chave na estratégia comercial de Trump.
Durante a sua estadia, Akazawa se reuniu por cerca de uma hora com o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e falou com ele duas vezes por telefone, mas aparentemente, diferenças significativas permanecem sobre o tratamento do governo Trump à indústria automotiva japonesa.
Fonte: Mainichi







