
Calor e água (PM)
O último dia do mês de junho foi de calor extremo em várias áreas do Japão e essa onda continua na terça-feira (1.º). Antes do amanhecer já foi emitido alerta de insolação para 17 províncias, incluindo Aichi e Mie.
Na segunda-feira (30), 634 dos cerca de 900 pontos de observação em todo o país registraram temperaturas de 30 graus Celsius ou mais, o maior número para junho desde 2010, quando começaram esses registros.
- 37,8ºC na cidade de Fukuchiyama (Quioto)
- 37,4ºC na cidade de Tajimi (Gifu)
- 37,1ºC nas cidades de Isesaki, Maebashi e Tatebayashi (Gunma), Kumagaya (Saitama) e Miyoshi (Hiroshima)
- 36,7ºC na cidade de Kofu (Yamanashi)
- 35,8ºC na cidade de Nagoia (Aichi)
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), uma área de alta pressão cobriu desde o sul de Tohoku até Okinawa na segunda-feira, trazendo céu ensolarado e aumento das temperaturas.
Artigos relacionados
Calor continua mesmo à noite
Na terça-feira o clima não será diferente: de Niigata a Naha a previsão é de temperaturas elevadas. Durante o dia poderá chegar à máxima de 36ºC em Nagoia e 35ºC em Osaka, mais elevada do que em Naha, capital de Okinawa, com previsão de 34ºC.
Não se espera que a temperatura caia muito durante a noite, com mínimas previstas em 27ºC em Osaka e 26ºC em Fukuoka. Por isso, recomenda-se o uso do ar-condicionado e manter-se hidratado.
Além do calor intenso, cuidado com raios

Previsão da semana, a partir de terça-feira, mostra raios em Nagoia e Osaka (Yahoo!)
Muitas áreas do país deverão continuar com temperaturas elevadas. Além disso, as condições atmosféricas estarão instáveis esta semana, e há risco de mudanças climáticas repentinas.
Em particular, há uma alta probabilidade de chuva repentina e raios desde terça até quinta-feira (3). Esteja atento às mudanças no céu, pois há risco de grandes tempestades e chuvas fortes localizadas, particularmente entre Nagoia e Osaka.
O número de pacientes com insolação, transportados de emergência, aumentou 5,7 vezes em comparação com o mesmo período do ano passado em junho. É preciso tomar muito cuidado também no período noturno, ao dormir.
Alerta de insolação
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu alerta de insolação, na manhã de terça-feira para as seguintes províncias (por região):
- Kanto-Koshin: Yamanashi
- Tokai: Aichi e Mie
- Chugoku: Hiroshima, Shimane e Tottori
- Shikoku: Tokushima
- Kyushu: todas as 9, exceto Amami
- Okinawa: ilha principal e as de Yaeyama
A AMJ atualiza o alerta de insolação às 14h e 17h, portanto, poderá aumentar o número de províncias como ocorreu no dia anterior, quando Aichi foi incluída.
Em áreas onde esse alerta foi emitido é para que a população fique atenta às temperaturas extremamente elevadas, ao ponto de causar danos à saúde. Por isso, recomenda-se proteger-se do calor, usando ar-condicionado no carro e em casa. Se estiver fora, busque um ambiente fresco. Além disso, faça pausas frequentes e reponha água e sal.

AMJ
Fontes: AMJ, NHK, Yahoo! e FNN







