
Texas em alerta: mais chuvas e risco de novas inundações. Imagens de sábado (5) (NHK)
Autoridades no domingo (6) estavam em uma busca desesperada para encontrar aqueles que ainda estavam desaparecidos depois que enchentes históricas varreram o centro do Texas, nos EUA, incluindo 10 crianças de um acampamento só para meninas, à medida que o número de mortos aumentava e meteorologistas alertavam para mais chuvas.
Autoridades estaduais e locais disseram que pelo menos 80 pessoas morreram nas enchentes causadas por chuvas incessantes desde a noite de quinta-feira (3) até sexta-feira (4).
Até a tarde de domingo, o xerife Larry Leitha, do Condado de Kerr, onde ocorreu o pior das enchentes, disse que as autoridades recuperaram os corpos de 40 adultos e 28 crianças.
Artigos relacionados
Entre os desaparecidos estavam 10 crianças e um conselheiro do Camp Mystic, um acampamento cristão feminino à beira do Rio Guadalupe, que subiu mais de 8m em menos de uma hora enquanto tempestades despejavam 6 meses de chuvas sobre a região montanhosa.
Não está claro quantas pessoas estavam desaparecidas nas comunidades ao longo do Guadalupe, onde autoridades locais disseram que milhares de pessoas vieram de fora da cidade para celebrar o fim de semana do Dia da Independência.
Meteorologistas esperavam vários centímetros a mais de chuva no domingo e alertaram sobre inundações adicionais e um agravamento das condições no solo.
Busca e resgate
Sabe-se que pelo menos 41 pessoas estavam desaparecidas em todo o estado e nas áreas afetadas pelas enchentes, disse o governador do Texas, Greg Abbott, em uma coletiva de imprensa no domingo à tarde. O governador observou que os esforços de busca e resgate ainda estavam em andamento.
Há dias, equipes estão trabalhando sem parar para encontrar os desaparecidos, atravessando cursos d’água inchados e vasculhando margens de rios cobertas de árvores retorcidas e destroços.
Os socorristas têm resgatado moradores de telhados e encontrado sobreviventes agarrados a árvores. Até domingo, cerca de 650 pessoas foram resgatadas, disseram as autoridades.
Trump planeja visita ao Texas após devastação das enchentes
O presidente Donald Trump disse que espera visitar o Texas ainda nesta semana, após enchentes catastróficas causarem extensas mortes e destruição no estado.
“Provavelmente na sexta-feira (11)”, disse Trump a repórteres no domingo quando perguntado sobre visitar o estado.
Mais cedo, no domingo, Trump assinou uma declaração de desastre maior para o afetado Condado de Kerr.
Fonte: USA Today







