Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Aumento de infecções transmitidas por carrapatos no Japão

| Sociedade

Japão enfrenta surto de SFTS, doença viral transmitida por carrapatos, com recorde de casos e nove mortes. Autoridades alertam para risco de transmissão por animais domésticos e silvestres.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
carrapatos 8 jul 2025 destaque

Instituto Japonês de Segurança em Saúde registra 91 casos de SFTS, superando recorde de 2023 (ilustrativa/banco de imagens)

Um instituto de pesquisa no Japão informou que o número de pacientes com a doença viral infecciosa transmitida por carrapatos, conhecida como Síndrome de Febre Grave com Trombocitopenia (SFTS), atingiu um recorde para esta época do ano.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Pacientes com SFTS contraem a infecção principalmente através de picadas de carrapatos.

O Instituto Japonês de Segurança em Saúde (JIHS) relatou que 91 casos foram registrados em 24 províncias desde o início do ano até o dia 29. Esse número superou o recorde anterior de 82 casos no mesmo período em 2023.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Uma pesquisa realizada pela NHK em escritórios de governo local descobriu que pelo menos nove mortes decorrentes de SFTS foram registradas em Shizuoka, Aichi, Mie, Kagawa e Miyazaki.

Ken Maeda, um alto funcionário do JIHS, observou que um aumento no número de animais selvagens, como veados e javalis, pode ter aumentado o número de carrapatos que se alimentam desses animais, o que possivelmente resultou em mais casos de SFTS.

A SFTS pode ser transmitida não apenas por picadas de carrapatos, mas também a partir de gatos e cães que desenvolveram a doença após serem infectados pelo vírus.

O JIHS relatou que o número de gatos confirmados com infecção era oito em 2017, quando começou uma pesquisa nacional, mas esse número subiu acentuadamente para 194 no ano passado.

Este ano, 36 casos foram relatados em todo o país até março, e em maio, uma infecção de um gato de estimação foi registrada em Ibaraki como o primeiro caso na região de Kanto.

Na província de Mie, um veterinário que tratou de um gato que tinha desenvolvido o SFTS foi infectado e morreu em maio.

Maeda diz que as áreas onde gatos foram confirmados com infecção estão se espalhando, por isso é necessário ter cautela para evitar a transmissão de gatos para humanos.

Ele afirma que o sangue e as secreções de gatos que desenvolveram SFTS contêm grandes quantidades do vírus, sendo assim seus proprietários e veterinários precisam ser especialmente cuidadosos.

Maeda enfatiza a importância de que os donos mantenham seus gatos dentro de casa e recomenda o uso de repelentes de carrapatos para gatos e cães.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo