
Fim da exigência de tirar sapatos em aeroportos dos EUA após 20 anos (ilustrativa/banco de imagens)
Passageiros em aeroportos dos Estados Unidos não precisarão mais tirar seus sapatos para passar pela segurança sob uma nova política divulgada na terça-feira (8), 20 anos após a introdução da exigência.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou a mudança nas regras da Administração de Segurança dos Transportes (TSA) durante uma coletiva de imprensa no aeroporto Ronald Reagan, em Washington.
Passageiros dos aeroportos dos EUA eram obrigados a retirar os sapatos durante as verificações desde 2006, cinco anos após a prisão do “Shoe Bomber” Richard Reid, que escondia explosivos nos calçados durante um voo da American Airlines de Paris a Miami em dezembro de 2001.
Artigos relacionados
A TSA declarou em sua nota sobre a mudança na política dos sapatos que outros procedimentos de segurança permanecerão em vigor.
Em décadas passadas, ataques, bem-sucedidos ou evitados, conduziram a uma série de novas medidas de segurança em aeroportos, especialmente após o 11 de setembro de 2001, quando sequestradores lançaram jatos comerciais contra o World Trade Center em Nova Iorque e no Pentágono.
Dispositivos eletrônicos também passaram a ser submetidos a verificações adicionais para prevenir ataques, com passageiros sendo obrigados a retirar os laptops das bagagens, por exemplo.
Fonte: The Straits Times







