Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Vila Tokara: movimento sem precedentes de 10 cm entre 2 ilhas

| Tempo

Especialistas apontam “movimento sem precedentes” entre duas ilhas da vila de Tokara, onde a atividade sísmica continua.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
ilhas

Kodakarajima (Vila de Tokara)

“É um movimento sem precedentes nesta área”, apontam os especialistas sobre o afastamento de duas ilhas das 12 que compõem a vila Tokara (Kagoshima), ao sul do Japão. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Foram revelados dados importantes que ajudarão a esclarecer a causa da alta atividade sísmica em andamento na costa das Ilhas Tokara. Foi descoberto que durante os três dias a partir de 2 de julho, quando os tremores violentos foram observados na Ilha Kodakara (Kodakarajima), ocorreu um movimento da crosta terrestre de tal forma que as Ilhas Kodakara e Takara (Takarajima) se afastaram por quase 10 centímetros de norte a sul.  

O professor Yusaku Ohta, da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Tohoku, analisou o movimento recente da crosta usando dados não apenas de pontos de observação operados pela Autoridade de Informação Geoespacial do Japão, mas também de pontos de observação instalados em estações base operadas pelas empresas de telecomunicações.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Como resultado, descobriu-se que em apenas três dias, na época do terremoto de magnitude 5,6 em 2 de julho, Kodakarajima havia se movido 6 centímetros para o norte-noroeste, e Takarajima se moveu 3,5 centímetros para o sul.

Até agora, as duas ilhas estavam se movendo geralmente para nordeste, mas passaram a se mover como se estivessem se afastando uma da outra para o norte e para o sul.

O professor Ohta ressalta: “Este é um movimento nunca visto antes, dentro do escopo dos dados disponíveis. É claro que houve uma mudança de fase”.

Explicação para o movimento veloz das ilhas

ILHAS TOKARA A

Kodakarajima e Takarajima se afastam (Minami Nippon Shimbun)

Presidente do Comitê de Investigação de Terremotos, Naoshi Hirata: “Estamos monitorando de perto a atividade sísmica e os movimentos da crosta“.

Na reunião do Comitê de Investigação de Terremotos do governo, na quarta-feira (9), foi feito um relatório sobre mudanças no movimento da crosta observadas antes e depois do terremoto de 2 de julho. Hirata, destacou: “A Placa das Filipinas está submergindo sob as Ilhas Tokara, e o Okinawa Trough, a oeste das Ilhas Tokara, está se expandindo, então as ilhas normalmente se movem para sudeste alguns centímetros por ano, mas desta vez alguma outra força foi adicionada, fazendo com que elas se movessem a uma velocidade incrível em apenas alguns dias”.

Enxame de terremotos diminuiu: 1.725 abalos

Sobre a origem do terremoto, ele disse: “Há poucos pontos de observação e dados, então a causa principal é desconhecida”.

movimento incomum das ilhas e causa das atividades sismicas 2

Gráfico com o número de terremotos diários e intensidade (NHK)

“Pessoalmente, acho que pode ser influência da atividade do magma no subsolo profundo ou de fluidos que reagiram quimicamente”, acrescentou. Explicou que “a atividade sísmica e os movimentos da crosta estão ligados, então gostaríamos de acompanhá-los de perto”.

O número de terremotos na terça (70) e quarta-feira (19) diminuiu em comparação aos dias anteriores, mas o presidente Hirata comentou: “Eu ficaria feliz se os terremotos parassem de ocorrer, mas acho que é muito cedo para fazer um julgamento”. As atividades sísmicas ainda continuam.

Até as 17h de quarta-feira foram registrados 1.725 abalos sísmicos.

Houve atividade sísmica ativa na costa das Ilhas Tokara em 2023 e 2021, mas o número de terremotos desta vez excede em muito os casos anteriores.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) pede que as pessoas fiquem atentas a terremotos com intensidade de cerca de 6 fraca, pois o epicentro é raso.

Terceira balsa com evacuados

Nesse dia, a terceira balsa administrada pela prefeitura da vila de Tokara transportou mais 5 pessoas, na faixa dos 20 aos 70 anos, de Akusekijima para a cidade de Kagoshima.

O número total de pessoas que foram evacuadas das ilhas subiu para 64.

Fontes: NHK e Minami Nippon Shimbun


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo