
Empresa que emitia certificados de inspeção veicular falsos (Tokai TV)
Quatro homens, incluindo os presidentes da empresa de reparos de carros, Little Garage (リトルガレージ) e da revendedora de veículos Date Auto (伊達オート), situadas na cidade de Suzuka (Mie), foram presos sob suspeita de emissão de falsos certificados de inspeção veicular (shakensho em japonês).
Segundo a polícia, os quatro teriam criado os certificados de shaken para enviá-los à Divisão de Transportes de Mie, ligada ao Departamento Regional de Transportes de Chubu, em maio de 2025, apesar de não terem realizado as inspeções veiculares adequadas.
A Divisão de Transportes da Província de Mie, desconfiada de que o número de inspeções de veículos realizadas na Little Garage era muito maior do que nos demais locais de mesmo porte, forneceu informações à polícia em março de 2025.
Artigos relacionados
Assim, foi aberta uma investigação. Desde março, quase todos os veículos não passaram por nenhuma inspeção veicular, no entanto os respectivos certificados de shaken foram emitidos.
A polícia não revelou se os quatro admitiram os crimes.
A Little Garage realiza inspeções e manutenção de veículos como um centro de inspeção autorizado, desde dezembro de 2000.
Fontes: CTV e Tokai TV







