
Novo imposto de 25% imposto por Trump sobre importações japonesas pode levar a uma redução de 1,9% no PIB do Japão até 2029 (ilustrativa/banco de imagens)
A tarifa “recíproca” de 25% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sobre as importações do Japão, se implementada, pode reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático em 0,8 por cento em 2025, de acordo com uma estimativa do setor privado.
No longo prazo, até 2029, o novo imposto que entrará em vigor em 1º de agosto deverá reduzir o PIB do Japão em 1,9%, conforme indicado pelo Daiwa Institute of Research.
Juntamente com outras tarifas já impostas por Trump, incluindo uma taxa de 27,5% sobre automóveis, a política comercial dos EUA poderia afetar a economia do Japão em 1,3% em 2025 e 3,7% em 2029, conforme analisou o think tank.
Artigos relacionados
Impacto amplo na economia japonesa
Koki Akimoto, economista da instituição, afirmou que a tarifa específica para o país, caso aplicada, provavelmente terá um impacto amplo na economia japonesa, incluindo a diminuição dos níveis de produção para exportações e a redução do investimento de capital.
Sob as chamadas tarifas recíprocas, o governo de Trump impôs uma taxa básica de 10% que abrange importações de quase todos os países do mundo, exceto cobranças específicas por setor.
Na segunda-feira (7), Trump estabeleceu uma nova taxa de 25% para o Japão, ligeiramente superior aos 24% anunciados inicialmente, ao mesmo tempo em que deixou a porta aberta para novas negociações.
Recessão gradual
Takahide Kiuchi, economista executivo do Nomura Research Institute, projetou que, no total, as tarifas de Trump poderiam reduzir o PIB do Japão em 0,85% em cerca de um ano.
“Se forem aplicadas, é provável que a economia japonesa entre gradualmente em recessão até o próximo ano, com uma probabilidade de ocorrência superior a 50%”, disse ele.
Fonte: Japan Today







