
Político do PLD se desculpa por comentário sobre terremoto em Noto (NHK)
O legislador do Partido Liberal Democrata, Yosuke Tsuruho, enfrentou uma onda de críticas na quarta-feira (9) devido a um comentário infeliz sobre um poderoso terremoto que atingiu a Península de Noto no ano passado.
Tsuruho, membro da Câmara dos Conselheiros do Partido Liberal Democrata (PLD), declarou em um discurso de campanha na cidade de Wakayama (província homônima) na terça-feira (8) que “foi sorte que o terremoto ocorreu em Noto”.
Ele aparentemente tentou explicar que as medidas governamentais para permitir que as pessoas realizem procedimentos administrativos fora de sua área de residência foram aceleradas após o terremoto em Noto.
Artigos relacionados
Pedido de desculpas
No entanto, o presidente da Comissão de Orçamento da Câmara dos Conselheiros retirou as observações e pediu desculpas ainda na terça-feira.
Falando em uma coletiva de imprensa em Wakayama na quarta-feira, Tsuruho reiterou seu pedido de desculpas e afirmou: “Faltou consideração às áreas atingidas pelo desastre”. Ele negou qualquer intenção de deixar o PLD ou renunciar ao cargo de legislador.
“Isso foi inacreditável”
Yoshihiko Noda, líder do principal partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão, criticou os comentários de Tsuruho durante uma entrevista a repórteres na cidade de Aomori (província homônima) na quarta-feira.
“Isso foi inacreditável. Foi mais do que um lapso de língua. Ele deve se desculpar profundamente com o povo de Noto”, disse Noda.
Noda afirmou que Tsuruho deveria decidir sobre seu próprio destino. “Ele precisa levar a sério como o público o vê”.
O secretário-chefe adjunto do Gabinete, Keiichiro Tachibana, declarou em uma conferência de imprensa em Tóquio: “É importante estar próximo dos sentimentos das vítimas. Ninguém deve jamais pisar neles”.
Fonte: Japan Times







