
Espécie de caranguejo eremita protegido como monumento natural do Japão (Wikimedia)
Sem divulgar o nome, a polícia informou sobre a prisão de um vietnamita, 34 anos, por captura e posse de 844 coenobitas, o que configura violação da Lei de Proteção de Propriedades Culturais.
Coenobita é um gênero de crustáceos decápodes – caranguejos – conhecidos como bernardos-eremitas terrestres. O que os diferencia dos bernardos-eremitas marinhos é o fato de serem predominantemente terrestres na fase adulta, vivendo em locais úmidos, embora precisem retornar ao mar para reprodução e larvas.
Essa variedade de caranguejo eremita é um dos monumentos naturais do Japão e sua captura é proibida.
Artigos relacionados
Segundo a polícia, a prisão ocorreu na sexta-feira (11), pela Delegacia de Polícia de Ginowan (Okinawa). Em sua residência havia aproximadamente 1,7 mil coenobitas guardadas em caixas de papelão e em outros recipientes. Todas foram apreendidos.
Esse foi o caso de apreensão com o maior número na província de Okinawa. A investigação continua em andamento, pois há suspeita de que esses seres foram capturados com o propósito de venda.
Ele foi localizado porque em 17 de julho tinha a intenção de despachar uma caixa de papelão, através de uma loja de conveniência. No entanto, quando a caixa foi passada pela inspeção de raio-X, descobriu-se que o conteúdo era de coenobitas. Assim, a empresa de transporte acionou a polícia.
Ao ser preso e questionado, o vietnamita negou parcialmente a suspeita dizendo que “eu mesmo peguei, mas não sabia que não tinha permissão para fazer isso”.
As coenobitas são populares na China e em outros países, especialmente as de cor lilás. São comercializadas por altos preços, chegando a até 20 mil ienes cada.
Quando for a Okinawa, jamais recolha e coloque conchas ou outros itens proibidos na bagagem.

Um dos pacotes apreendidos pela polícia (Okinawa Times)
Fonte: Okinawa Times







