Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Saúde mental dos trabalhadores: recorde de casos de transtornos no Japão

| Sociedade

O afastamento por problema de saúde mental, considerado ‘acidente de trabalho’, chegou ao recorde no Japão, tendo como causas assédios moral e do cliente, além de mudanças no trabalho.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
saúde mental

Foto ilustrativa de assalariado exausto (PM)

O afastamento do trabalho por problema de saúde mental vem aumentando no Japão. No ano passado, o número de pessoas que desenvolveu algum tipo de transtorno mental devido ao estresse severo relacionado ao trabalho, e que  tiveram seus casos reconhecidos como rosai (“acidentes de trabalho”), ultrapassou mil pela primeira vez, o maior número de todos os tempos. 

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

As razões para isso são variadas, incluindo assédios, como moral e do cliente, bem como grandes mudanças na quantidade e no conteúdo do trabalho. Não há limite para o número de pessoas que se afastam do trabalho ou pedem demissão devido a problemas de saúde mental. 

Especialistas ressaltam que “o fato de o número de ‘acidentes de trabalho’ causados por transtornos mentais ter ultrapassado mil, envia uma mensagem de que precisamos fortalecer nossas medidas”. 

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Que medidas são necessárias agora para proteger a saúde mental dos trabalhadores?

A pessoa que contou essa história para a NHK é um homem na faixa dos 50 anos que trabalhava como faxineiro em uma instituição de acomodação.

Ele foi diagnosticado com depressão e tirou uma licença do trabalho no ano passado. Este ano, seu estado foi reconhecido como “acidente de trabalho” pelo Escritório de Inspeção de Normas Trabalhistas, em maio.

Ele concordou em ser entrevistado porque espera que, ao falar sobre sua experiência, menos pessoas tenham que passar pela mesma situação.

Ele trabalhava em uma instituição de acomodação para estadias de longa duração para estrangeiros e outras pessoas, e era responsável pela limpeza desde 2020, há cinco anos.

O gerente tinha cerca de 50 subordinados, incluindo trabalhadores estrangeiros, e era responsável por gerenciá-los, fazendo trocas de turno, lidando com reclamações e até mesmo limpando os quartos.

O período de fim de ano e Ano Novo foi particularmente movimentado, e ele disse que não conseguiu tirar folga e teve que trabalhar continuamente.

Começou a sofrer de problemas de saúde mental e tirou uma licença em março do ano passado. 

Estresse severo afetou a saúde mental

Saude mental Japaotem recorde de afastamentos por estresse 2

Foto ilustrativa de pessoa oscilando entre bem-estar e mal-estar (PM)

Segundo o advogado que representa o empregado, a Inspetoria de Normas Trabalhistas explicou que reconheceu que trabalhar mais de duas semanas seguidas sem folga e as mudanças na carga horária causaram estresse severo.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), no ano passado, 1.055 pessoas desenvolveram algum tipo de transtorno por desequilíbrio da saúde mental, como depressão e outros quadros, devido ao estresse severo e foram reconhecidas como tendo “lesões” emocionais relacionadas ao trabalho, 172 a mais que no ano anterior.

Este é o sexto ano consecutivo em que o número atinge recorde, ultrapassando mil pela primeira vez.

O número de pessoas que morreram por karoshi, incluindo aquelas que tentaram suicídio, foi de 88, um aumento de 9.

Principais causas do abalo da saúde mental

  • 224 pessoas sofreram assédio moral por parte de superiores
  • 119 pessoas disseram que vivenciaram uma “grande mudança no conteúdo ou na carga de trabalho” 
  • 108 pessoas relataram “comportamento incômodo grave por parte de clientes ou parceiros comerciais”, o que configura assédio do cliente 
  • 105 pessoas relataram assédio sexual
  • 87 pessoas sofreram ou testemunharam um trágico acidente relacionado ao trabalho 

Áreas com maior número de problemas com saúde mental

Um grande número de trabalhadores em hospitais e instalações de bem-estar, incluindo médicos, lidera a lista. Em segundo lugar, estão os trabalhadores em fábricas que desenvolveram algum tipo de desequilíbrio na saúde mental.

  • 270 pessoas em no segmento médico e de bem-estar 
  • 161 pessoas do segmento da manufatura
  • 120 pessoas do setor de atacado e varejo
  • 110 pessoas do segmento da indústria de transporte e dos Correios

Quando se fala em “acidente de trabalho” ou rosai em japonês (労災), não significa necessariamente problema físico causado por um acidente.

Englobam-se os problemas de saúde mental, como estresse, fadiga, ansiedade e outros, causados por relacionamento dentro do setor, falta de folgas, pressão excessiva, falta de apoio, assédios e outros fatores. 

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo