
Pressão de Trump sobre Japão devido a barreiras comerciais (banco de imagens)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou que acredita que o Japão não está fazendo o suficiente para abrir seus mercados para as exportações americanas, em especial na indústria automotiva.
Trump fez essas declarações no domingo (13), durante uma conversa com repórteres em uma base da Força Aérea nos arredores de Washington, ao discutir sobre negociações tarifárias com o Japão e outras nações e regiões.
Ele comentou que, enquanto a União Europeia (UE) está interessada em abrir seus mercados, o Japão tem feito isso “em uma medida muito menor, em termos de abertura de seu país”.
Artigos relacionados
Trump reforçou sua afirmação de que o Japão vende aos EUA “milhões e milhões” de carros anualmente, mas que não aceita veículos americanos nem muitos produtos agrícolas dos Estados Unidos.
Ele prosseguiu dizendo que o Japão e outros parceiros comerciais dos EUA estão “mudando seus modos de maneira muito, muito rápida”. No entanto, o presidente dos EUA não forneceu detalhes sobre o que ele quis dizer com “mudando seus modos”.
Trump anunciou em 7 de julho que vai impor uma tarifa de 25% sobre importações vindas do Japão a partir de 1º de agosto. A atenção está voltada para as negociações tarifárias entre EUA e Japão, e se elas poderão reduzir os desentendimentos entre os dois países.
Fonte: NHK







