
Esse pesava mais de meia tonelada (ANN)
Nas costas do Japão tem sido observado aumento de tubarões, diferente do que se pensava, que esses animais marinhos não chegavam ao litoral.
Um de 4 metros, pesando impressionantes 590 quilos, foi capturado. Foram necessárias quatro pessoas para retirá-lo na terça-feira (15).
O público tem a imagem de que os tubarões gigantes vivem em oceanos distantes, mas foram avistados na costa da cidade e ilha de Ishigaki (Okinawa). E esse capturado foi nessa ilha paradisíaca visitada por milhares de turistas.
Artigos relacionados
E o mais surpreendente é que havia outro tubarão do mesmo tamanho. Quando o comprimento do corpo foi medido, descobriu-se que ele tinha quase quatro metros de tamanho.
Além disso, não havia tempo para recuperar o fôlego no porto de pesca, pois um terceiro foi trazido e, em seguida, um quarto foi retirado do mar.
Tubarões perigosos ao ser humano

Um dos capturados no Porto de Ishigaki (ANN)
“Este é um tubarão-tigre. Vive perto da costa. Com frequência, os seres humanos o encontram. É muito perigoso. Você provavelmente já ouviu falar do tubarão-branco, mas ele é igualmente perigoso. Muito perigoso mesmo. É um dos três tubarões mais perigosos“, ressaltou o professor emérito Kazuhiro Nakatani, da Universidade de Hokkaido.
Os tubarões-tigre ou cações-jaguara são conhecidos por serem visitantes frequentes das águas próximas a Ishigaki, mas há uma razão pela qual muitos deles foram avistados na terça-feira.
“Faz tempo que não pego [um tubarão] de mais de 500 kg. Tinha muitos grandes desta vez, então consegui”, disse Jun Tamaki que capturou esse grande.
Na verdade, essa é uma atividade de extermínio de tubarões realizada uma vez por ano em Ishigaki para evitar danos às indústrias pesqueiras.
Um total de mais de 100 tubarões-tigre e de outros tipos foram capturados na segunda e terça-feira.
Tubarões gigantes: cuidado nas praias

Capturados 3, um após outro, dentre os mais de 100 (ANN)
Nos últimos anos, os gigantes têm se aproximado cada vez mais da vida humana.
No Mar Interior de Seto, entre Shikoku e Kyushu, um grande tubarão branco, conhecido como modelo do filme “Tubarão”, foi capturado em uma rede de pesca.
No ano passado, as câmeras capturaram um tubarão em Tarumi (Kagoshima). Mediu quase três metros de comprimento, apareceu em um criadouro de seriola (kanpachi) e rasgou as redes.
Até agora neste ano, um tubarão boca-grande, também conhecido como o tubarão gigante mítico, foi visto nadando em um porto de pesca na cidade de Tsushima (Nagasaki).
“Os tubarões são considerados distantes e raros, mas são encontrados naturalmente ao longo da costa. No entanto, devido ao aquecimento global, sua distribuição tende a se deslocar para o norte”, explicou o professor emérito Kazuhiro Nakatani.
O aquecimento global também pode levar a encontros inesperados com tubarões, por isso, os especialistas pedem cautela nas praias.
É perigoso para os turistas nadar. Onde quer que as pessoas nadem, eles podem aparecer. Nade com cautela. “Quando você entra no mar, é muito importante olhar ao redor e prestar atenção ao que acontece ao seu redor para ter certeza de que não há tubarões grandes“, aconselhou o professor.

Quatro metros de comprimento (ANN)
Fonte: ANN







