
Placa da AMJ (NHK)
O sistema de observação de terremotos e tsunamis, instalado na costa da região Tokai, vem apresentando problemas desde 13 deste mês. No entanto, na quarta-feira (16), foi encontrado outro defeito.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) se apressa para restaurar o sistema, pois há risco de atraso na detecção de tsunami e também quando foi necessário fazer a mudança de aviso para alerta no caso de uma ocorrência desse fenômeno.
De acordo com a AMJ, com o problema no sistema de monitoramento instalado no fundo do mar, desde a província de Shizuoka até a de Mie, tornou-se impossível enviar dados das observações para uma instalação da agência, na cidade de Omaezaki (Shizuoka).
Artigos relacionados
Inicialmente, se pensava que apenas os dados do terremoto seriam afetados, mas agora se tornou impossível enviar também dados do tsunami.
Por causa dessa falha, no caso de uma ocorrência de tsunami nessa região, o atraso para a detecção é calculado em 7 minutos. Isso atrasaria demasiadamente emitir um aviso ou um alerta.
Por outro lado, como há pontos de observação pertencentes a outros institutos de pesquisa na área, é improvável que haja atrasos significativos na detecção do tsunami ou na transferência para outras informações.
Além disso, não haverá impacto na emissão de alertas e avisos de tsunami após um terremoto.
A AMJ está se apressando para a recuperação e pede às pessoas que “se sentirem um terremoto forte, não esperem informações e busquem evacuação para áreas mais altas imediatamente”.
Fonte: NHK







