
Equipamento de ressonância magnética para o exame sem dor (NHK)
A mamografia indolor ou chamada de exame indolor de câncer de mama (痛みのない乳がん検診 – itami no nai nyugan kensa), poderá ser feita gratuitamente na cidade de Hikone (Shiga), por meio de um equipamento de ressonância magnética.
O Hospital Municipal de Hikone divulgou e, logo em seguida, o número de candidatas superou a expectativa, por isso, a cidade deverá dar continuidade no próximo ano.
Essa mamografia indolor é feita em um equipamento de ressonância magnética, onde a paciente se deita de bruços por cerca de 15 minutos, usando um avental.
Artigos relacionados
Ao contrário da mamografia convencional, dolorida para a maioria das mulheres, o exame não comprime as mamas, o que o torna indolor, e não há exposição a raios X, reduzindo significativamente a carga sobre o corpo.
Usando 11 milhões de ienes doados por um residente da cidade, a prefeitura de Hikone começou a aceitar inscrições de mulheres com 40 anos ou mais que moram na cidade, desde 2 de julho. Logo atingiu sua capacidade máxima de 500 candidatas em apenas 4 dias.
“Muitas mulheres hesitam em se submeter à mamografia devido à dor, por isso acreditamos que tenha havido interesse nesse exame indolor. Coletamos o feedback das mulheres que se submeteram aos exames e verificaremos sua eficácia. Se conseguirmos os recursos financeiros, gostaríamos de considerar a continuidade do programa no próximo ano fiscal e nos anos seguintes”, disse um porta-voz da Divisão de Promoção da Saúde da Cidade de Hikone.
Onde fazer a mamografia indolor no Japão

Foto ilustrativa de mulher deitada para fazer o exame indolor (reprodução DWIBS)
Muitas mulheres deixam de dar continuidade ao importante exame anual da mamografia pelo trauma da dor. Mas, com essa nova tecnologia, esse problema se resolve.
São 83 locais em praticamente todo o Japão, onde as mulheres podem fazer a mamografia indolor.
Para consultar onde tem um hospital ou clínica na sua província, basta selecionar a região e depois a província, e abrirá uma tela mostrando as instituições. Todas só realizam o exame mediante reserva.
Fontes: NHK e divulgação







