Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

DJ Akiama: dos campos de futebol aos palcos da cena eletrônica e all mix no Japão

Viviane Akiama compartilha sua história de vida, desde o esporte e o trabalho social no Brasil até o sucesso como DJ no Japão, onde se apresenta em importantes casas noturnas e diversos shows.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão

Mãe de cinco filhos, ex-jogadora profissional de futebol e fundadora da ONG Akiama Team no Brasil, Viviane Akiama conhecida como DJ Akiama é hoje um dos nomes mais requisitados entre os DJs brasileiros. Há 1 ano e 5 meses no Japão, vem conquistando espaço nas principais casas do país, tocando em várias províncias por semana e abrindo shows de artistas como Zeeba, MC Gu e nomes da cena latina.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Em mentoria com o campeão DJ Lego, ela já foi convidada para se apresentar em Dubai e segue sua trajetória com uma equipe profissional que a acompanha nos shows. Nesta entrevista exclusiva ao Portal Mie, Akiama fala sobre superação, música, maternidade e os próximos passos de sua carreira.

Portal Mie: Akiama, você tem uma história de vida intensa e inspiradora. Como foi a transição da sua carreira no futebol profissional no Brasil para o mundo da música no Japão?
DJ Akiama: Eu sempre faço metas na minha vida. Queria ser profissional no futebol em quatro categorias: futebol, futsal, futebol 7 e beach soccer e consegui com 35 anos. Aí eu falei: agora quero ser DJ, tocar com vinil e fazer scratch. Então vim para o Japão e estou conseguindo. Mas minha meta é aprender perfeitamente a tocar qualquer tipo de vertente musical e todas elas com scratches.

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 2

Portal Mie: Você fundou o Akiama Team, um projeto social que atende crianças de 4 a 17 anos. Qual foi o maior aprendizado que o esporte te trouxe e que você leva hoje como DJ?
DJ Akiama: Sim, fundei por acaso. A disciplina é tudo em qualquer área da vida. Eu treino todos os dias, no mínimo duas horas. Mas, na maioria das vezes, treino quatro horas de segunda a quinta. Sexta e fim de semana eu coloco em prática.

Portal Mie: Você veio ao Japão para estudar scratch com o DJ Lego, que é referência na cena. Como foi esse encontro e o que mais te surpreendeu nesse aprendizado com ele?
DJ Akiama: Na verdade, eu vim para aprender a técnica do scratch. Fiquei quatro meses procurando um professor japonês. Como não sei o idioma, foi difícil achar, mas consegui. Ele é minha inspiração. Aprendi muito em pouco tempo, mesmo sem falar a língua.

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 03

Portal Mie: Hoje você toca nas principais casas e eventos do Japão, muitas vezes em duas províncias no mesmo dia. Como é essa rotina intensa de shows e viagens?
DJ Akiama: Olha, não é fácil. Às vezes eu durmo até em banheiro, esperando a hora. Na maioria das vezes nem como nada porque não dá tempo. Eu vou de Tóquio para Aichi, toco lá e depois volto para Tóquio para tocar de novo. É tudo muito corrido. Eu odeio chegar atrasada, então nem paro para comer. Mas eu me sinto tão feliz… foi isso que pedi para Deus!

Portal Mie: Recentemente, você foi convidada para tocar em Dubai. Como recebeu essa notícia e o que isso representa para sua trajetória internacional?
DJ Akiama: Como eu disse antes, treino todos os dias em live, no TikTok ou no Instagram. Um contratante me viu por lá e me chamou. No início eu nem acreditei, mas fui atrás, ele pagou tudo: passagem e metade do cachê. E fui de primeira classe pela primeira vez na vida! Foi muito legal. Cultura diferente, muito luxo, coisas que eu nunca imaginei. E a música? Ah, a música é igual em qualquer lugar!

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 15

Portal Mie: Você já abriu shows de nomes como Zeeba, MC Gu e artistas latinos. Qual dessas apresentações foi mais marcante pra você até agora e por quê?
DJ Akiama: Zeeba, MC Gu, DZ7, Iakopo… todas! Só de estar representando nossos dois países em qualquer lugar já é uma honra. Eu quero mostrar para os japoneses que o Brasil não é só erro. Somos cultura, amor, alegria! E eu só vou parar quando for a DJ brasileira número 1 aqui. Essa é a minha meta.

Portal Mie: Sabemos que você é mãe de cinco filhos. Como você equilibra sua carreira artística com a maternidade? Que mensagem você deixaria para outras mulheres que também sonham alto?
DJ Akiama: Meus nenéns já são grandes, por isso, com quase 37 anos, eu resolvi viver um dos meus sonhos. Se eles fossem menores, eu não faria. Família vem em primeiro lugar. Filhos sempre na frente. Por isso, não troque seu filho por nada nem por ninguém. O que for realmente nosso, Deus encaminha não importa a idade!

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 8

Portal Mie: Seu nome artístico, DJ Akiama, carrega suas raízes e sua identidade. Como você enxerga a importância de representar suas origens como filha de pai japonês e mãe brasileira nos palcos?
DJ Akiama: Eu quero mostrar o lado bom dos dois países. Fazer uma conexão só. Vou juntar meu Japão com meu Brasil. Quero ter os dois públicos comigo. Representar os dois, mas principalmente o Brasil, é questão de honra por causa do meu falecido pai.

Portal Mie: Pra fechar: o que o público pode esperar da DJ Akiama daqui pra frente? Vem novidade por aí, tanto no Japão quanto no Brasil?
DJ Akiama: Muita novidade! Fechei com artistas famosos que virão para o Japão. Um deles é o MC Daniel, fui convidada para representar a nossa comunidade nipo-brasileira e ser DJ no show dele, no dia 5 de outubro, em Hamamatsu. Fui a primeira DJ a ser chamada antes mesmo da assinatura do contrato. Isso é uma honra, porque aqui tem muitos DJs importantes.

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 14

 

Os outros ainda não posso revelar, mas vou participar de shows com um artista latino e outro japonês famosos também. Quero que todas as nações conheçam a DJ Akiama. Por isso, não me prendo a apenas uma vertente musical. Do funk à música latina, passando pela eletrônica e pelo hip hop quero dominar todas as vertentes para criar mais vínculo com meu amado público.

No Brasil também tenho novidades fechei alguns shows e logo vocês vão saber. Mas nada disso seria possível sem vocês. Você, Clayton Moraes, por me dar essa oportunidade de entrevista e ajudar as pessoas a me conhecerem melhor. Ao público que vai aos meus shows, às pessoas que me indicam para festas e eventos… Sozinha eu consigo, mas com cada um de vocês, eu vou ser a melhor!

19 07 2025 DJ Akiama Magazine 12

Não me limito apenas às festas noturnas. Eu toco desde praças até festivais. Não importa se tem uma pessoa ou mil, eu vou porque eu amo o que faço. Já toquei em eventos de praça, food trucks, lanchonetes, casas noturnas, eventos de drift, luais… Eu amo o que faço, então não sinto que é trabalho é minha forma de demonstrar carinho.

Agradecimentos
Sem dúvida, tudo isso é graças ao meu Deus e a todo o público que acredita no meu trabalho. Agradeço a cada um que me deu oportunidade e que está comigo desde o início. Meus filhos e minha família são minha maior força para querer ser melhor a cada dia!

Contatos
Instagram: akiama.dj
Facebook: akiama.opala

Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

+ lidas agora

>>

Konishi Sangyo - Empregos no Japão

Vamos Comentar?

logo