
Aumento do uso de drogas entre jovens preocupa Tailândia (ilustrativa/banco de imagens)
A Tailândia lançou uma operação nacional abrangente para combater o tráfico de drogas, denominada ‘No Drugs No Dealers’. A iniciativa envolve os governadores de Bangkok e todas as 76 províncias, juntamente com a Polícia Real Tailandesa.
O plano inclui interromper as cadeias de suprimento, confiscar bens dos produtores, identificar usuários para tratamento e apoio, além de fomentar a cooperação além das fronteiras nacionais.
O aumento nos problemas de saúde e sociais entre os jovens do país, atribuídos ao uso de drogas, motivou essa resposta contundente.
Artigos relacionados
O primeiro-ministro interino, Phumtham Wechayachai, afirmou: “Drogas são uma ameaça que ameaçam a nação há muito tempo. O problema das drogas é, portanto, uma questão nacional que o governo está determinado a erradicar da Tailândia”.
O governo acredita que boa parte da produção ocorre na região conhecida como “Triângulo Dourado”, que abrange partes das fronteiras da Tailândia, Laos e Mianmar.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime informou que 130 toneladas de metanfetamina foram apreendidas na Tailândia no ano passado, marcando a primeira vez que essa quantidade excedeu 100 toneladas.
A situação se agrava devido ao amplo comércio online de drogas, em especial os comprimidos conhecidos como “Yaba”.
Fonte: NHK







