
Incidente em trem de Tóquio deixa feridos e afeta milhares de passageiros (ilustrativa/banco de imagens)
Um incêndio em um trem na movimentada linha Yamanote, no centro de Tóquio, paralisou temporariamente todos os serviços na tarde de domingo (20).
A polícia informou que o incidente provavelmente foi causado por uma bateria portátil na bagagem de uma passageira, que sofreu ferimentos leves junto com outras quatro pessoas.
A passageira, uma mulher na faixa dos 30 anos, relatou à polícia que “a bateria esquentou enquanto carregava meu smartphone e pegou fogo em cerca de 30 segundos”, queimando sua bolsa.
Artigos relacionados
O incidente interrompeu o fluxo de trens na capital japonesa e afetou cerca de 98 mil pessoas, segundo a JR East.
O incêndio começou por volta das 16h10 em um trem que circulava entre as estações Shin-Okubo e Shinjuku.
Todos os serviços na movimentada linha de transporte foram suspensos, mas retomados por volta das 18h10.
Além da mulher, que sofreu uma queimadura no dedo, outras quatro pessoas, com idades entre 20 e 50 anos, ficaram feridas ao tentar evacuar o trem.
Baterias de íon-lítio, comumente utilizadas em carregadores portáteis, podem pegar fogo quando sofrem impacto físico ou devido à degradação gradual, segundo o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
Incidentes envolvendo essas baterias tendem a aumentar entre junho e agosto, meses mais quentes, conforme o Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação.
O ministério proíbe que viajantes coloquem baterias móveis em bagagens despachadas em voos. A partir deste mês, também está pedindo para que passageiros mantenham baterias portáteis ao alcance durante voos, após uma série de incêndios envolvendo baterias móveis a bordo.
Fonte: Japan Today







