
Foto ilustrativa de calor de 39ºC (PM)
O calor voltou com intensidade e as temperaturas subiram em uma ampla área, chegando perto de 39 graus Celsius na segunda-feira (21).
A mais elevada do dia foi na cidade de Daigo (Ibaraki), de 38,7ºC. Mas nas províncias de Fukushima e Gunma não foi diferente, pois nas cidades de Date e Kiryu chegaram a 38,6ºC e 38,1ºC, respectivamente.
Em 208 pontos de observação, ou pouco mais de ⅓ do país, foram constatadas temperaturas extremamente elevadas, acima de 35ºC, que colocam a saúde em risco.
Artigos relacionados
Além disso, à noite as mínimas também foram severas porque ficaram na casa dos 28 a 29 graus Celsius em diversas cidades do país. Com essas temperaturas fica difícil dormir sem ligar o ar-condicionado.
Na terça-feira (22) o calor continua, com temperaturas elevadas. A previsão indica calor “perigoso”:
- 38ºC em Kumagaya (Saitama) e Hita (Oita)
- 37ºC em Quioto
- 36ºC em Nagoia e Fukui

Previsão das máximas de terça-feira (WeatherMap)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu alerta de insolação para 23 das 47 províncias. Veja as províncias por região, sendo que a única que não entrou na lista foi Okinawa.
- Hokkaido
- Tohoku: Iwate
- Kanto-Koshin: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama e Yamanashi
- Tokai: Aichi e Mie
- Hokuriku: Niigata e Fukui
- Kinki: Quioto, Hyogo e Wakayama
- Chugoku: Hiroshima e Shimane
- Shikoku: Kagawa
- Kyushu: exceto Yamaguchi e Miyazaki
Vale lembrar que a AMJ atualiza o alerta de insolação às 14h e 19h, portanto esse quadro poderá aumentar ao longo do dia. O mapa mostra as províncias em vermelho sinalizando que a temperatura poderá chegar aos 35ºC.
A insolação não deve ser subestimada, especialmente em relação às crianças e idosos. Recomenda-se hidratação frequente, fazer reposição do sal, usar o ar-condicionado e não fazer exercícios físicos na área externa.

AMJ
Fontes: AMJ, NHK, WeatherMap e JNN







