
Surto de coqueluche no Japão preocupa autoridades de saúde (ilustrativa/banco de imagens)
Os casos semanais de coqueluche (百日咳 hyakunichiseki) no Japão alcançaram um novo recorde pela quarta semana consecutiva.
O Instituto Japonês de Segurança em Saúde informou que instituições médicas em todo o país relataram 3.682 pacientes na semana até 13 de julho. Esse número representa 104 casos a mais que a semana anterior e é o mais alto desde que a atual metodologia de registro começou em 2018.
Por província, Tóquio teve o maior número, com 273 pacientes. Foi seguido por 236 em Saitama, 198 em Gunma, 175 em Kanagawa, 169 em Niigata, 167 em Ibaraki, 153 em Chiba e 152 em Hyogo.
Artigos relacionados
O número acumulado de pacientes até o momento neste ano é de 48.073.
A coqueluche é uma infecção bacteriana que afeta principalmente crianças e é caracterizada por uma tosse severa e persistente.
Bebês podem ficar gravemente doentes ou morrer se infectados. Até o final de junho, pelo menos quatro bebês com até quatro meses de idade morreram em Tóquio e em três outras províncias.
Instituições médicas em várias regiões têm relatado infecções resistentes a medicamentos.
A Sociedade Japonesa de Pediatria está alertando os pais para vacinarem seus bebês assim que completarem dois meses de idade.
Fonte: NHK







