
Acordo comercial EUA-Japão evita tarifa de 25% sobre produtos japoneses (ilustrativa/banco de imagens)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (22) ter fechado um acordo comercial “massivo” com o Japão, segundo o qual o país asiático concordou com uma tarifa recíproca de 15%.
“Nunca houve nada como isso”, afirmou Trump em suas redes sociais, ressaltando que o Japão abrirá seus mercados para automóveis, caminhões, arroz, alguns produtos agrícolas e outras mercadorias.
O anúncio ocorreu após o principal negociador de tarifas do Japão, Ryosei Akazawa, encontrar-se com Trump na Casa Branca. Akazawa chegou a Washington na segunda-feira (21) para participar de sua oitava rodada de negociações presenciais com membros do gabinete dos EUA.
Artigos relacionados
O Japão estava prestes a enfrentar uma tarifa específica de 25% sobre seus produtos se um acordo não tivesse sido firmado com a administração Trump até o dia 1º de agosto, quando uma pausa nas tarifas recíprocas de Trump, que afetam dezenas de principais parceiros comerciais dos EUA, deverá expirar.
O Japão investirá ¥100 bilhões nos Estados Unido, diz Trump
Trump declarou que, “sob minhas orientações”, o Japão investirá ¥100 bilhões nos Estados Unidos conforme definido no acordo.
“Este é um momento muito empolgante para os Estados Unidos da América, e especialmente pelo fato de que continuaremos a ter sempre um ótimo relacionamento com o País do Japão”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
Posteriormente, em um evento na Casa Branca, Trump afirmou ter “acabado de assinar o maior acordo comercial da história” com o Japão, acrescentando que os dois países formarão um empreendimento conjunto para gás natural liquefeito no Alasca.
Fonte: Mainichi







