
Reanimação cardiopulmonar causa controvérsia na China (ilustrativa/banco de imagens)
Um homem na China que realizou reanimação cardiopulmonar (RCP) em uma mulher que desmaiou na rua foi acusado de assediá-la ao tocar seu peito, afirmaram observadores online.
A controvérsia ganhou atenção após o homem declarar à mídia sua decepção e medo frente aos comentários negativos, conforme reportou Jiupai News.
O incidente ocorreu em 12 de julho, em Hengyang, na província central de Hunan. Inicialmente, uma médica local começou a realizar a RCP na mulher. Quando a médica se cansou, ela pediu ajuda, e um professor local, de sobrenome Pan, que passava de bicicleta, se ofereceu para ajudar.
Artigos relacionados
Com formação em medicina clínica e treinamento em RCP, Pan e a médica se revezaram no procedimento.
A médica também observava os sinais vitais da mulher e pediu que um parente chamasse uma ambulância. Dez minutos depois, a mulher se recuperou e foi levada por uma ambulância, acompanhada de um familiar.
Após o vídeo de Pan e da médica viralizar nas redes sociais, alguns disseram que Pan colocou suas mãos no lugar errado.
“Ele está claramente apalpando o peito dela”, afirmou um observador online.
Outro comentou: “É melhor que uma mulher realize a RCP”, enquanto um terceiro sugeriu: “Por que pressionar o peito? E massagear apenas a barriga?”
Pan, de 42 anos, declarou estar chocado com a reação negativa do público
“Estou com medo. Se soubesse que seria repreendido, não teria me oferecido para ajudar. Estou profundamente decepcionado”, disse ao falar com a mídia.
Ele acrescentou que sempre tentou manter as mãos no esterno da mulher. “Se minhas técnicas de RCP estivessem erradas, o pessoal médico teria apontado. Mas até agora ninguém mencionou isso”, disse Pan.
Muitos observadores online defenderam Pan, argumentando que em situação crítica, não é relevante se é um homem ou uma mulher salvando a vida de alguém.
Um homem, de sobrenome Deng, que estava no local, afirmou: “A situação era crítica. Ninguém pensou em se ele havia apalpado ou não o peito dela. A mulher desmaiou e perdeu a consciência. Eles a salvaram através de seus esforços“.
Fonte: SCMP







