
Medida de segurança: cidade japonesa usa tecnologia contra ursos (PM)
Uma cidade em Hokkaido iniciou a instalação de câmeras de alta performance para detectar ursos-pardos quase em tempo real.
No dia 12 de julho, um entregador de jornal foi morto por um urso-pardo na cidade de Fukushima na província.
Esse urso foi abatido, mas a presença frequente desses animais remexendo o lixo nas áreas residenciais provocou preocupação entre os moradores.
Artigos relacionados
Após a trágica morte, a cidade instalou 11 câmeras de vigilância. Na quarta-feira (23), trabalhadores começaram a configurar cinco câmeras de alto desempenho, em colaboração com uma importante empresa de telecomunicações.
Duas dessas câmeras foram instaladas sob uma ponte no distrito de Hikura, onde um urso-pardo foi capturado em uma armadilha na quarta-feira. Esse distrito fica próximo ao local do ataque fatal.
Essas novas câmeras são capazes de filmar à noite usando infravermelho. Elas podem detectar objetos em movimento a uma distância de até 25m e enviar as imagens por e-mail quase em tempo real para as autoridades locais.
Oficiais da cidade de Fukushima afirmam que agora será possível manter os residentes seguros ao detectar precocemente a presença de ursos e alertar rapidamente os caçadores.
Fonte: NHK







