
Foto de ambulância chegando para atendimento (PM)
Junho deste ano teve a temperatura média mais alta já registrada no Japão, desde 1898, e consequentemente, registrou-se recorde de pessoas com insolação, atendidas de emergência.
De acordo com a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, o total de transportados de ambulância aos hospitais, em todo o país, foi de 17.229 pessoas. Esse número foi mais que o dobro do mês de junho do ano passado e maior desde que as estatísticas começaram em junho de 2010.
Desse total dos socorridos de emergência, 26 pacientes morreram, e 6.390 tiveram sintomas graves e moderados, necessitando de hospitalização.
Artigos relacionados
Tóquio, Osaka e Aichi lideram os atendimentos de emergência
Na análise por faixa etária, a maioria dos casos, mais de 60%, foi de idosos (acima de 65 anos), enquanto 30% foi de adultos, na faixa dos 18 aos 64 anos. Foram 1.534 pessoas de 7 a 18 anos e 107 com idade inferior a 7 anos.
Na análise por local, o maior número foi em residências, mas muitos foram em locais de trabalho:
- 6.819 em casa
- 3.404 nas ruas
- 2.012 em estacionamentos, quadras esportivas e parques ao ar livre
- 1.545 em locais de trabalho como fábricas e canteiros de obras
As províncias que mais fizeram atendimento de emergência por insolação foram Tóquio (1.554), Osaka (1.217), Aichi (1.170), Saitama (1.164), entre outras.
Em relação ao mês de julho, o total parcial até o dia 20 é de 5.309 socorridos de emergência.
“Não é exagero dizer que o calor extremo que causa insolação é um desastre. Por favor, tome precauções como beber líquidos com frequência antes de sentir sede e usar o ar-condicionado sem hesitação”, recomendou o porta-voz da Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres.
Recomenda-se muito cuidado contra a insolação, hidratando bem o corpo, uso do sal para repor os sais minerais perdidos com a transpiração, permanecer com o ar-condicionado ligado e jamais fazer exercícios ao ar livre. Fique atento ao alerta de insolação. Se precisar de socorro não hesite em chamar o 119.
Fontes: NHK e Yomiuri







