
Trio de tufões (AMJ)
Na tarde de quinta-feira (24), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a formação do 9.º tufão do ano, ao meio-dia, nas proximidades das Ilhas Marianas.
Nomeado Krosa, pelo Camboja, atualmente, na manhã de sexta-feira (25), está com 445 km de diâmetro, pressão atmosférica central de 1.002 hPa e se move lentamente sobre o Oceano Pacífico, a 10 km/h.
Deverá seguir um curso em direção às Ilhas Ogasawara (Tóquio) no sábado (26).
Artigos relacionados
Desde 2017 não se observava a formação de três tufões consecutivamente. E, segundo o WeatherNews, não há possibilidade imediata de formação de outro tufão.
Em relação ao tufão Francisco, o 7.º do ano, deverá mudar de curso e se aproximar das Ilhas Sakishima (Miyako e outras) na sexta-feira. A ilha principal da província de Okinawa continua em vigilância em relação às inundações e deslizamentos. Requer muito cuidado com a tempestade: ventos fortes, ondas altas, rajadas violentas de vento, raios e tornados, chuvas fortes repentinas e marés altas.
Já o tufão Co-May, o 8.º do ano, está passando sobre as Filipinas na sexta-feira, se movendo lentamente. A previsão da AMJ indica que deverá fazer um curso em direção a Okinawa e se aproximar da ilha principal na noite de sábado.
Com a formação do Krosa, somente no mês de julho já são 7 tufões, bem acima da média de 3,7.

Imagem do satélite da empresa WeatherNews, na tarde de quinta-feira
Fontes: AMJ, Tenki, Yahoo! e WeatherNews







