
Foto ilustrativa de calor extremo (PM)
O Ministério do Meio Ambiente da Turquia informou que meteorologistas registraram uma leitura de 50,5 graus Celsius, no sudeste do país, estabelecendo um recorde nacional.
A temperatura recorde foi registrada na sexta-feira (25), em Silopi, informou o ministério em uma publicação no X no sábado.
Silopi fica a 10 quilômetros da fronteira da Turquia com o Iraque e a Síria.
Artigos relacionados
O recorde de calor anterior, registrado em agosto de 2023, foi de 49,5 graus Celsius.
Quão calor faz?
A Turquia está sofrendo com uma onda de calor que atinge grande parte do Mediterrâneo oriental desde segunda-feira e deve durar vários dias.
O Ministério do Meio Ambiente informou que 132 estações meteorológicas em toda a Turquia registraram temperaturas recordes em julho. Subiram até 12ºC acima das médias sazonais, informou o serviço meteorológico do país no início desta semana.
Hospitais relataram um aumento nos casos de desidratação, insolação e doenças transmitidas por alimentos, de acordo com o jornal turco Hürriyet.
Temperaturas acima do normal para a estação foram agravadas por ventos fortes e tempo seco, resultando em dezenas de incêndios florestais em todo o país.
Desastres no país
Um novo incêndio irrompeu na sexta-feira perto de apartamentos em arranha-céus na popular cidade turística mediterrânea de Antália, no sul do país.
Moradores das casas foram evacuados no centro da cidade na sexta-feira e no distrito periférico de Aksu à medida que o fogo avançava.
Com 46,1 graus Celsius, as temperaturas de julho na cidade de Antália foram as mais altas para o mês desde o início dos registros em 1930.
Incêndios também foram relatados nas províncias de Karabuk, Sakarya e Bilecik, no norte do país, forçando a evacuação de várias vilas.
Falando após as orações de sexta-feira, o presidente Recep Tayyip Erdogan disse que a Turquia estava “enfrentando um desastre verdadeiramente grande”.
Ele disse que 25 mil militares estavam combatendo incêndios em todo o país, auxiliados por 27 aviões, 105 helicópteros e 6 mil veículos terrestres.
Assista a um vídeo de um dos incêndios no país.
Veja o post do Ministério do Meio Ambiente, Urbanização e Mudanças Climáticas.
Fontes: DW e Gazeta Express







