
Cessação imediata das hostilidades entre Tailândia e Camboja (ilustrativa/PM)
A Tailândia e o Camboja concordaram em um cessar-fogo após dias de confrontos ao longo de sua fronteira disputada.
O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, que mediou as negociações de paz, anunciou na segunda-feira (28) que os países acordaram um “cessar-fogo imediato e incondicional”, com efeito a partir da meia-noite daquele dia.
Anwar classificou o acordo como “um passo vital em direção à desescalada e à restauração da paz e segurança”.
Artigos relacionados
Este ano, a Malásia ocupa a presidência da ASEAN. Participaram das negociações o primeiro-ministro interino da Tailândia, Phumtham Wechayachai, e o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, realizadas na residência oficial do primeiro-ministro malaio, próximo a Kuala Lumpur.
Um comunicado conjunto emitido pelos governos da Malásia, Camboja e Tailândia também menciona que as duas partes concordaram em marcar uma reunião informal de comandantes militares regionais na manhã de terça-feira (29).
Oficiais americanos também participaram das negociações de paz, após o presidente Donald Trump entrar em contato com ambos os lados. Representantes da China também estiveram presentes na reunião.
Os combates entre as forças tailandesas e cambojanas começaram na semana passada. Mais de 30 pessoas, incluindo civis, teriam sido mortas durante os confrontos.
Fonte: NHK







