
Revisão do FMI: crescimento global impulsionado por tarifas menores nos EUA (ilustrativa/PM)
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou na terça-feira (29) sua projeção de crescimento econômico global para 2025, elevando-a para 3%, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à previsão anterior de abril.
A revisão para cima reflete a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas mais baixas do que as inicialmente anunciadas. O FMI ajustou sua taxa de tarifa assumida para os EUA para cerca de 17% em vez de 24%.
O FMI também elevou sua previsão de crescimento global para 2026 para 3,1%, um aumento de 0,1 ponto percentual.
Artigos relacionados
O fundo atribui as projeções mais altas a “um rápido adiantamento agressivo por empresas e famílias norte-americanas, antecipando preços mais altos induzidos por tarifas” e à desvalorização do dólar que proporciona “espaço de política monetária para países emergentes e economias em desenvolvimento”.
“Embora o choque comercial possa se mostrar menos severo do que inicialmente temido, ainda é significativo, e as evidências estão aumentando de que está prejudicando a economia global”, afirmou Pierre-Olivier Gourinchas, conselheiro econômico do FMI, em um comunicado preparado.
“Os riscos para a economia global permanecem firmemente voltados para o lado negativo”.
Fonte: Nippon







