Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Terremoto na Rússia gera tsunami com ondas de até 4 metros

| Notícias do Mundo

Forte terremoto na Rússia causa tsunami com ondas de até 4 metros em Kamchatka. Autoridades pedem que moradores se afastem da costa. Japão emite alerta de tsunami e ordena evacuações.

Ouça a notícia:
Passagens aéreas no Japão - Alfainter
russia terremoto 30 jul 2025 destaque

Terremoto de magnitude 8,7 sacode Kamchatka, Rússia (X/@FaytuksNetwork)

Um poderoso terremoto de magnitude 8,7 abalou nesta quarta-feira (30) a costa da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, desencadeando um tsunami com ondas que chegaram a 4m de altura.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Segundo relatórios iniciais, o fenômeno provocou danos estruturais em diversas edificações e forçou evacuações nas áreas afetadas.

“O terremoto de hoje foi sério e o mais forte em décadas de tremores”, afirmou o governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, em um vídeo postado no aplicativo de mensagens Telegram, conforme relatou a AP.

Solodov ainda informou que, de acordo com informações preliminares, não houve feridos, mas um jardim de infância sofreu danos.

Um tsunami com altura de onda entre 3 a 4 metros foi registrado em partes da Península de Kamchatka, conforme relatou Sergei Lebedev, ministro regional para situações de emergência. Ele pediu aos moradores que se mantenham afastados da faixa costeira da península.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor foi relativamente raso, ocorrendo a uma profundidade de 19,3Km. Ele foi localizado a cerca de 125Km a leste-sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade costeira de 165 mil habitantes situada ao longo da Baía de Avacha.

Posteriormente, a agência elevou a magnitude do terremoto de uma avaliação inicial de 8,0 para 8,7.

A Agência de Meteorologia do Japão atualizou seu alerta, indicando que se esperava que ondas de tsunami de até 3m alcançassem vastas áreas costeiras a partir das 10h30. A emissora NHK informou que o governo japonês emitiu ordens de evacuação para algumas áreas.

 

Fonte: Mint


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo